Vitaminas

Vitamina C Benefícios, Para Que Serve, Fontes.

Saiba todas as informações sobre a Vitamina C e seus benefícios, veja para que serve, quais os benefícios para a saúde, e até seus malefícios se usado de maneira incorreta, confira:

O Que é Vitamina C

Laranja-VitaminaC

A Laranja é Rica em Vitamina C

A Vitamina C, também muito conhecida como Ácido Ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel (dissolve na água) que nos proporciona muitos benefícios. Não é possível armazená-la em nosso corpo, e por isso devemos consumir dia a dia em nossa dieta. Como? Consulte os alimentos abaixo e assim irá suprir faltas da Vitamina C.

A vitamina C contribui na proteção das células do nosso corpo, possibilitando que mantenha-as saudáveis. Está também envolvida na produção de colágeno, substância que ajuda na construção do tecido conjuntivo, o que é importantíssimo para a saúde e bem estar dos tecidos e órgãos, tais como a pele, ossos e veias.

Vitamina C Para Que Serve

Se você não possui uma alimentação rica em Vitamina C no seu dia, é melhor rever seus hábitos. Obtido facilmente pela alimentação ou até mesmo por meio de suplementação, esse nutriente é importante. Sua falta causa uma doença mortal, o escorbuto, cujos sintomas são inchaço, dores nas articulações, hemorragia nas gengivas e feridas que não se cicatrizam.

Além de fazer parte do grupo de vitaminas essenciais para o ótimo funcionamento do organismo, a vitamina C defende contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele. Segundo a nutróloga Danaiel Hueb, ela também ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol.

Ótimas fontes dessa vitamina são frutas cítricas, como laranja, limão e abacaxi, verduras em geral, salsa, maracujá, frutas silvestres, morango, tomate entre outras.

Benefícios da Vitamina C

Não existe uma evidência sólida que prove que a Vitamina C pode prevenir gripes, no entanto há estudos que mostram que pode reduzir a severidade dos sintomas da gripe. É um anti-histamínico natural, e por conta disso auxilia no controle de alergias, e devido a isso, você irá se sentir melhor da próxima vez que estiver com seu nariz congestionado.

  • Melhora a Qualidade da Pele

A vitamina C foi muito utilizada durante anos para tratar problemas relacionados com a pele. Podemos encontrá-la facilmente em cremes para o corpo e devido às suas excelentes propriedades. É também um anti-rugas e envelhecimento, devido ao seu papel na produção de colágeno.

Neste campo, também ajuda a diminuir as olheiras, combate a descoloração da pele, mantém a pele hidratada e combate as queimaduras solares.

  • Ajuda a recuperar de lesões

Devido à importante função que tem na produção de colágeno, também tem um desempenho importante na recuperação de diferentes feridas, como cortes ou fraturas ósseas.

A vitamina C toma um papel fulcral na síntese de carnitina, na produção de ferro nos intestinos e de melhorar os níveis de absorção.

A vitamina C ajuda a aumentar a conversão de colesterol (cerca de 500mg diários) em sais biliares que podem ser facilmente eliminados pelo corpo. É uma forma bem simples de naturalmente reduzir os níveis maus de colesterol (LDL).

Vitamina C também diminui os triglicerídeos (gorduras que contribuem para ataques cardíacos)

Sendo um ótimo antioxidante, significa que tem uma grande capacidade em eliminar os radicais livres que machucam as paredes das nossas artérias. Os radicais livres formam ateromas que posteriormente podem levar a aterosclerose (obstrução dos vasos sanguíneos) e consequentemente a doenças cardiovasculares como a parada cardíaca. Além da redução dos níveis de colesterol, que tem papel fundamental na prevenção destas doenças.

  • Contribui para ossos e dentes saudáveis
  • Previne problemas de saúde como
  1. Glaucoma
  2. Catarata
  3. Envelhecimento

Estudos mostram que promove maior rendimento em atividades físicas de longa duração.

limentos Ricos em Vitamina C

limentos Ricos em Vitamina C

Fontes de Vitamina C (Alimentos)

Embora a entrada dietética recomendada permaneça no debate, a maioria dos médicos concordam que aproximadamente 45-90 mg/dia são uma quantidade apropriada na maioria da população. Doses Aumentadas para que o uso trate a escala de constipação comum de 200 a 2000 separações do mg/dia geralmente em três doses.

A Vitamina C pode ser encontrada em uma variedade de incluir fresco das frutas e legumes:

  • Bagas
  • Brócolos
  • Couve-de-bruxelas
  • Cantalupo
  • Couve-flor
  • Toranja
  • Fruto de Quivi
  • Verdes Frondosos
  • Manga
  • Alaranjado
  • Papaia
  • Pimentas
  • Abacaxi
  • Batatas
  • Tomates
  • Polpa
  • Melancia

A Maioria do povo podem facilmente alcançar a entrada diária recomendada da vitamina C consumindo uma dieta normal com suficientes frutas e legumes.

Vitamina C Quantidade Diária Ideal

A recomendação de vitamina C varia de 45-120mg, dependendo da idade e do gênero.

RDA Dosagem diária
Crianças 0-12 meses 40-450mg
Crianças 1-8 anos 15-20mg
Crianças 9-13 anos 45mg
Homens 14-18 anos 75mg
Homens > 18 anos 90mg
Mulheres 14-18 anos 65mg
Mulheres >18 anos 75mg
Gestantes < 18 anos 80mg
Gestantes > 18 anos 85mg
Lactação < 18 anos 115mg
Lactação >18 anos 120mg

Fumantes têm maior necessidade de vitamina C, pois o organismo consome altas quantidades para neutralizar os radicais livres produzidos pelo cigarro.

Sinais de Deficiência de Vitamina C

Quando o consumo dietético da vitamina C é abaixo que o necessário, a produção de colágeno fica interrompida e não pode substituir o colágeno necessário, tendo por resultado a divisão dos tecidos.

Isso se dirige a uma norma sanitária conhecida como o escorbuto, que pode diretamente ser causado pela deficiência da Vitamina C. Os Sintomas do escorbuto podem incluir:

  • Dor de Músculo, particularmente nos pés
  • Dor articular
  • Fadiga
  • Vermelhidão na pele
  • Gomas Inchadas e sangramento possível
  • Dispneia

Toda a vitamina C necessária para que as necessidades normais do nosso corpo venham do consumo dietético diário, porque não pode ser produzido ou armazenado no corpo.

Embora a deficiência da vitamina C e os sintomas resultantes do escorbuto sejam raros na sociedade de hoje, a predominância é em particular umas populações mais altas que tenham menos acesso às frutas e legumes frescas. Os Povos que são idosos, droga-dependentes ou têm uns rendimentos reduzidos são mais prováveis sofrer.

Sinais de Excesso de Vitamina C

Consumir quantidades exorbitantes da vitamina C não é considerado ser uma grande ideia para saúde, porque é uma vitamina solúvel em água que seja excretada na urina quando excesso recolhido. Contudo, pode causar sintomas com doses altas (maior diário de 2000 do magnésio) como:

  • Diurese
  • Diarreia
  • Gás
  • Náusea

A Vitamina C igualmente aumenta a absorção do ferro do alimento. Quando este puder ser um aspecto benéfico em alguns lugares, os povos com hemocromatose serão mais prováveis acumular o ferro no corpo e devem evitar o suplemento da vitamina C.

Adicionalmente, as mulheres gravidas não devem ser recomendadas tomar grandes doses da vitamina C, como o infante pode experimentar o escorbuto da repercussão no nascimento devido à gota na entrada da vitamina C.

Vitamina C Pílula

Vitamina C Pílula

Conclusão

Para concluir este artigo, evidentemente a Vitamina C é um mineral que ajuda muito, que lhe dará muitos benefícios se for bem utilizado, gostaria que você deixasse seu comentário abaixo se ficou com alguma dúvida sobre o assunto.

Aproveite também para acompanhar todas as nossas novidades nas redes sociais.

O Artigo de hoje foi: Vitamina C Benefícios, Para Que Serve, Fontes. E tivemos uma discussão sobre outras informações.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.