Vitamina B12 Alimentos, Para Que Serve, Benefícios, Engorda?

Confira todas as informações sobre vitamina b12 quais alimentos ela está presente, seus benefícios, quais os sintomas da falta e o excesso da vitamina no corpo, e uma dúvida comum, será que engorda? confira abaixo:

Vitamina B12 Para Que Serve

Vitamina B12 Para Que Serve
Para Que Serve?

A Cianocobalamina ou Cobalamina(Vitamina B12) é responsável pela formação das hemácias (células vermelhas no sangue), por manter o bom humor, ajuda na memória, responsável por também manter a saúde do coração em dia, cabelo, pele, auxilia na digestão, além de contribuir para a manutenção do metabolismo e reduzir os danos ao DNA.

Vitamina B12 Benefícios

  • Prevenção de problemas cardíacos
  • Previne perda de memória
  • Melhora pele e cabelos
  • Auxilia na gravidez
  • Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer
  • Contribui para e regeneração dos músculos
  • Ajuda na prevenção de depressão
  • Auxilia na digestão
  • Acelera a energia e melhora a estabilidade emocional
  • Ajuda na Prevenção de Anemia Perniciosa (Anemia Megaloblástica)
  • Prevenção de derrame cerebral
  • Responsável por auxiliar na manutenção do sistema nervoso central (SNC)

Além disso é responsável por tratar fadiga adrenal, síntese de DNA,  funções metabólicas, na produção de enzimas e equilibrar os hormônios, além de manter o SNC e o Coração saudáveis.

Alimentos Ricos em Vitamina B12

Alimentos Ricos em Vitamina B12
Vitamina B12 Alimentos

Alguns alimentos são fontes ricas de vitamina B12:

  • Fígado Bovino e Fígado de Frango
  • Arenque
  • Ovo
  • Leite
  • Cordeiro
  • Kefir
  • Cavala
  • Sardinha
  • Salmão
  • Truta
  • Atum
  • Truta
  • Ostras
  • Carne
  • Nori (Alga Marinha)
  • Manteiga

Sintomas da Falta de Vitamina B12

Quando há deficiência de Vitamina B12, se apresentam alguns sintomas, que são:

  • Anemia
  • Prisão de ventre
  • Falta de apetite
  • Formigamento nas mãos e pés
  • Falta de memória
  • Tontura
  • Cansaço
  • Fraqueza e dores musculares
  • Falta de equilíbrio
  • Dores nas articulações
  • Fadiga crônica
  • Mudanças no humor (depressão, ansiedade)
  • Náuseas
  • Cólicas
  • Diarreias
  • Falta de Concentração
  • Palpitações no Coração
Falta de Vitamina B12
Falta de Vitamina B12

A Falta de Vitamina B12 é comum, atingindo 39% da população, e pode afetar mais severamente os idosos pois conforme a idade é reduzido o ácido do estômago que converte a Vitamina B12.

Fumantes, alcoólatras, anêmicos, pacientes com doença de Chohn ou celíaca estão no grupo de risco, com mais chances de ter a deficiência de Vitamina B12, pois por conta de seus hábitos, é reduzida a sua absorção no corpo.

Suplementação

Normalmente quando é diagnosticado a carência dessa vitamina no corpo, o nutricionista ou médico responsável irá pre-escrever uma suplementação, as dosagens serão indicadas de acordo com suas necessidades.

Sintomas do Excesso de Vitamina B12

É Raro o excesso dessa vitamina no corpo pois a sua eliminação é rápida e simples, é recomendado evitar o uso de suplementos com a vitamina se tiver esses problemas:

  1. Amaurose Congênita de Leber, Alergia a cobalamina ou cobalto, policitemia, após cirurgia de colocação de stent em algum vaso sanguíneo do corpo.

Vitamina B12 Engorda?

Na verdade, ela pode ajudar a melhorar o peso de pessoas com deficiência de Vitamina B12 pois melhora o apetite, porém só ela não é responsável pelo aumento de peso corpora.

Vitamina B12 PDF

Bula

Conclusão

O Consumo dessa vitamina é essencial para a saúde e seu uso não engorda, pode ser encontrada em diversos alimentos, caso tenha alguma dúvida sobre, deixe abaixo nos comentários:

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