Cuidando da Saúde

Saúde Masculina : 6 dicas práticas para uma vida saudável

Homem é um ser que não adora bastante de ir ao médico, não é? A saúde masculina é, várias vezes, deixada de lado, seja por preconceito ou por falta de informação. Deixe de lado o preconceito e vamos seguir neste artigo algumas dicas básicas de saúde masculina para que você alcance uma velhice saudável.

6 Dicas para o Homem ser Saudável

saude masculina

Saúde Masculina

Confira cinco atitudes simples que fazem bem à saúde masculina:

1- Evite o estresse

Muita gente que sob estresse comem demais ou se isolem e passam horas sem comer e nem beber água. Fique atento se pelo menos você mantém seus hábitos normais de tomar um café da manhã, almoçar e jantar.

Está com dificuldades para dormir? Procure entender qual é a dificuldade para que sua noite de sono tenha uma melhor qualidade. Se dormir for uma dificuldade, procure entender o por quê. Barulhos? Luzes? Um dia muito atarefado no trabalho? Fuma e bebe demais? Todos estes sinais podem ter causa direta no seu estresse!

2- Cuide da saúde do seu membro

Por ser considerado tabu, muitos homens deixam de falar ou consultar médicos sobre a saúde do próprio pênis. Manchas, verrugas e até a curvatura acentuada do pênis pode acarretar problemas maiores no futuro como a Doença de Peyronie.  Há ainda outras alternativas para correções de problemas no pênis, e que não envolvem cirurgia.

Uma delas é o uso de extensores penianos. Esses aparelhos também podem ser indicados para o tratamento de outras condições que afetam o pênis, como por exemplo, no tratamento da Doença de Peyronie.

Esta doença às vezes também tem indicação cirúrgica, mas essa normalmente é feita para a correção da curvatura peniana e para melhorar sua funcionalidade.

3- Crie o hábito de realizar atividades

Invista numa atividade física. Os treinos não somente melhoram sua saúde no longo prazo mas deixam o seu dia a dia mais tranquilo por causa da produção de hormônios no corpo com a endorfina, que é considerado por muitos cientistas com o hormônio da felicidade.  

Caso você seja o tipo de pessoa que não se adapte a academia, procure grupos de corrida na sua cidade. Este é um dos melhores exercícios que você pode fazer para a saúde do seu coração, ele ajuda a regular os batimentos cardíacos, a queimar gordura e não gera tanto impacto nas juntas e articulações como a musculação.

4 – Faça Avaliação cardiológica pelo menos uma vez por ano

A avaliação cardiológica prematura é fundamental para indivíduos com história acostumado de doenças do coração, já que a genética é o maior agente das complicações cardíacas. A avaliação precisa ser iniciada aos 30, 35 anos, para quem não desempenha atividade esportiva intensa. Pessoas sedentárias e sem histórico de doenças cardíacas na família podem começar um pouco mais tarde mas assumem um grande risco de chegar tarde demais na criação de hábitos para melhorar a saúde cardiovascular.

5- Não fuja da avaliação urológica

Como em qualquer doença, a melhor advertência é o reconhecimento prematuro do que pode ser tornar algo muito pior e gerar causas irreversíveis para a saúde. As doenças urológicas podem ser avaliadas de duas maneiras, a primeira é através de um exame de sangue através da análise doo antígeno prostático específico (PSA) e a segunda é através do exame de toque retal, que é um exame indolor, executado pelo urologista ao longo a consulta urológica.

6- Reserve tempo para o descanso o corpo e a mente

O descanso por si apenas benefício a saúde, alivia o estresse aumenta o bom humor e faz você se desligar dos problemas do dia a dia. Quem está em volta de você também percebe e absorve esta tranquilidade como a sua família, filhos e amigos! Nós homens geralmente nos apegamos as responsabilidades e até excluímos a possibilidade de sair de férias mas já está cientificamente comprovado que descansar aumenta ainda mais a produtividade!

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