Alternativas Naturais

Sal Marinho Benefícios, Diferenças, Como Usar.

Nesse artigo feito especialmente para você que tem dúvidas sobre o Sal Marinho, você irá ver quais os benefícios do esse Sal Marinho pode trazer para a saúde, como ele pode te ajudar, confira:

O Que é o Sal Marinho

sal marinho beneficios

Sal no Mar

Sal Marinho é o sal obtido através da evaporação da água do mar, o Sal Marinho não possui nenhum aditivo químico e não passa por processo algum de refinamento. Assim, contém todos os microminerais e nutrientes que são costumados a serem removidos durante o processo de secagem e refino usado para produzir o comum sal de mesa.

E é exatamente por não sofrer nenhum tipo de tratamento térmico ou químico que o sal marinho continua com sua coloração natural, que pode ser cinza, preto, rosa ou até mesmo branca.

O sal grosso usado em churrasco é um dos mais comuns de sal marinho que passou por processo de moimento (procedimento que apenas reduz o tamanho dos cristais de sal), mas não por tratamento químico.

Sal Marinho Para Que Serve

Dia a dia, em todas as casas e restaurantes de todo o mundo, um ingrediente crucial que não pode fazer falta é o sal. Portanto, ele não serve apenas como tempero, mas também é importante para algumas funções no nosso corpo, tais como a Nutrição celular, ajudar os músculos a se contraírem, etc.

Acontece que, entrando no assunto de saúde, o sal de cozinha deixa muito a desejar. E aí que entra um sal benéfico, o Sal Marinho, mesmo tendo algumas composições similares, não é processado quimicamente. Quando você ingere, seu organismo consegue aproveitar todos os benefícios do sal marinho.

Benefícios do Sal Marinho Para Saúde

Um adulto tem cerca de 250g de sal em seu corpo, e pode ser afirmardo que a falta do mineral pode ser tão prejudicial para o corpo quanto o excesso do mesmo. Ou seja: ainda que seu consumo deva ser moderado, o sal marinho tem muito espaço no seu cardápio. Confira por quê:

  • Depressão

Como o sal marinho auxilia a conservar importantes hormônios no nosso corpo, esse elemento tem se destacado muito eficaz ajudando no tratamento contra a depressão. Neste caso, estamos discutindo especificamente da serotonina e melatonina, que nos trarão a sensação de bem-estar, relaxamento e irão garantir uma melhor qualidade no sono.

  • Espasmos Musculares

O sal Marinho contém pequenas quantias de potássio que são essenciais para um bom funcionamento da musculatura corporal. Além disso, o Sal Marinho ajuda o seu corpo a absorver melhor todos os nutrientes, portanto é um amigo importante para evitar os espasmos musculares e até mesmo câimbras.

  • Diabetes

Por ser eficaz na diminuição de  insulina, o Sal Marinho é de grande ajuda no tratamento de diabetes, pois conserva os níveis de açúcar regulares no corpo humano. Por isso, normalmente os nutricionistas indicam moderação no consumo do Sal Marinho para aqueles que tendem a ter diabetes e outros males sanguíneos.

  • Saúde no Coração.

Por auxiliar a reduzir os níveis elevados de colesterol ruim, o sal marinho faz muito bem para a saúde do coração. Normaliza a pressão arterial e também ajuda no batimento irregular do coração. Desta forma, o sal marinho é de longe conhecido como um eficaz medicamento natural contra a aterosclerose, derrames e até mesmo ataques cardíacos.

  • Problemas na Pele

Tomar um banho com água do mar ou até mesmo água que contém o sal marinho poderá trazer para você grandes benefícios para a pele. Isso porque o sal marinho abre poros e melhora a circulação dos vasos sanguíneos sob a pele, aliviando psoríase e eczemas.

  • Perca de Peso

Por auxiliara no aumento de produção de sucos digestivos, o sal marinho é altamente recomendado para pessoas que estão querendo perder peso. Isso significa que os alimentos serão digeridos mais rapidamente, assim, facilitando com que o seu organismo também os elimine rapidamente, assim evitando a constipação.

  • Alcalinizante

Por ser um elemento da natureza, o sal marinho é um poderoso alcalinizante para o seu organismo. Auxilia na diminuição dos níveos altos de ácidos no organismo, eliminando riscos de doenças fatais que podem ser causadas por estas toxidades.

  • Da Força para o Sistema Imunológico

É considerado um eficaz remédio natural na luta e prevenção de gripes e resfriados, porque ajuda e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico do nosso corpo. Portanto, são evitados febres, tosses, espirros, doenças autoimunes e até mesmo alergias.

  • Luta contra Osteoporose

Ter o consumo do sal marinho com moderação e beber muita água é de muita valia para combater a osteoporose. Isso acontece porque ¼ do sal que é ingerido é encontrado nos ossos, fortalecendo-os e prevenindo esta doença que os afetam.

  • Sal Marinho contra Asma

Por ser altamente eficaz contra as inflamações do sistema respiratório, o sal marinho é também muito indicado em tratamentos de asma. O sal marinho facilita os processos respiratórios, assim favorecendo a inspiração de ar para quem sofre desta doença.

Propriedades

O sal marinho é composto basicamente por:

  • 55,5% de cloreto
  • 30,8 % de sódio
  • 7,7% de sulfato
  • 3,7% de magnésio
  • 1,2% de cálcio
  • 1,1% de potássio
Qual a diferença do Sal Marinho para o Sal Refinado, o Sal do Himalaia e outros ?

Agora que já temos a informação de o que é Sal Marinho, vamos agora citar as principais diferenças entre ele e os outros sais.

  • Pureza: o Sal Marinho é mais puro que qualquer sal refinado, porque não passa por nenhum processamento e não possui agentes antiaglomerantes e de branqueamento.
  • Valor nutricional: Como regra geral, quanto mais o sal for escuro, maior é o seu teor de minerais. O branqueamento e o processo térmico retiram as impurezas e reduzem a umidade do sal refinado, e também acabam eliminando dezenas de importantes oligoelementos. O sal marinho possui pequeninas concentrações de cálcio, potássio, zinco, ferro e iodo, enquanto o sal refinado possui apenas uma alta taxa de sódio.
  • Iodo: O refinamento elimina o iodo encontrado no sal marinho (que é uma pequena quantia de qualquer forma), então ambos podem ser iodados a fim de prevenir o bócio. Caso opte por um sal com Algas marinhas, iogurte, ovos e bacalhau.
  • Poluentes: as minas de sal podem sofrer contaminação pelo ar, chuva ou qualquer outro poluente presente na jazida. Já o sal marinho pode conter traços de metais pesados presentes devido à poluição da água do mar;

Teor de sódio: ambos contêm cerca de 40% de sódio em sua composição, mas o sal marinho pode apresentar um teor levemente menor do mineral devido ao tamanho dos cristais. Uma colher de chá contém 2.300 mg de sódio, mas o mesmo volume de sal marinho ou kosher pode conter menos do mineral porque menos cristais podem ser acomodados;

  • Sabor: os minerais acrescentam cor e sabor ao sal marinho, existindo inclusive um grande mercado mundial de sais gourmet com sabor mais ou menos pronunciados. Com cristais maiores e sabor mais marcante, o sal marinho pode ser utilizado em quantidades menores para salgar o alimento.

Qual o Melhor Sal?

tipos de sal

tipos de sal

O Sal Rosa do Himalaia extraído das montanhas do Himalaia e tem origem marinha. É considerado o mais puro dos sais. Contém muitos minerais, como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Seu uso é indicado para hipertensos.

Quantidade Diária Recomendada de Sal Marinho

O consumo diário de sódio para um adulto é de no máximo 5g (ou aproximadamente 2.300 mg de sódio).

Pessoas com mais de 51 anos ou que tenham histórico de complicações cardiovasculares devem ingerir menos da metade dessa quantidade por dia.

E lembre-se: não é porque o sal marinho faz bem à saúde que significa que seu consumo está liberado. Na verdade, todos os tipos de sal devem ser consumidos com parcimônia a fim de evitar complicações de saúde.

Receitas com Sal Marinho ( 2 receitas pelo menos.)

Sobrecoxa de Frango Refogada à Toscana com Alho e Alecrim

Por pelo menos 4 horas, mas não mais do que 12 horas, antes de cozinhar, tempere as sobrecoxas de frango com sal, pimenta e os flocos de chili vermelho.
Deixe descansar descoberto na geladeira.
Pré-aqueça o forno em 135°c.
Aqueça uma panela grande e resistente ao forno, com a tampa, em fogo médio.
Adicione azeite de oliva extra virgem.
Quando o azeite começar a cozinhar em fogo brando, adicione as sobrecoxas, com a pele virada para baixo e cozinhe-as sobrecoxas de frango até dourarem (aproximadamente 4 a 5 minutos).
Retire as sobrecoxas, colocando-as sobre um prato.
Ao caldo que ficou na panela, adicione a cebola e o salsão.
Quando os vegetais estiverem macios, adicione o alho e cozinhe por mais 2 minutos.
Em seguida, adicione o alecrim e mexa.
Coloque as sobrecoxas sobre os vegetais, adicione o vinho branco, cubra e leve ao forno por 45 minutos a uma hora ou até o frango estar macio.
Retire a panela do forno e sirva.

Creme de Milho

  • 1 Lata de milho verde
  • 2 Colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 Colher (sopa) de margarina
  • 1 Xícara (chá) de leite
  • 1 Caixa de creme de leite
  • queijo ralado a gosto
  • 1 Colher (café) de sal marinho
Bata meia lata de milho no liquidificador com toda a agua do milho.
Derreta a margarina e acrescente o trigo, sal, e logo o leite aos poucos (como no molho branco).
Coloque o milho (batido e o restante da lata inteiro).
Quando já estiver cozido, desligar e acrescentar creme de leite.
Colocar em uma forma refratária, colocar o queijo ralado por cima e levar ao microondar (ou forno) por alguns minutos para o queijo derreter.
Preço Médio

O preço do sal marinho pode ter uma variação muito alta de um tipo ou marca para outra, mas é possível encontrar o produto por preços que começam a partir de R$12,00 o quilo.

Com preço bem mais salgado, o sal do Himalaia está à venda por aproximadamente R$50,00 o quilo.

Conclusão

Para concluir este artigo, evidentemente o Sal Marinho é um sal totalmente natural, que lhe dará muitos benefícios se for bem utilizado, gostaria que você deixasse seu comentário abaixo se ficou com alguma dúvida sobre o assunto.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.