Cuidando da Saúde

Potássio o Que é, Benefícios, Para Que Serve, Fontes.

Nesse artigo feito especialmente para você que tem dúvidas sobre o Potássio, você irá ver quais os benefícios que mineral natural pode trazer para a saúdecomo ele pode te ajudar, confira:

Mineral Potássio

Mineral Potássio

O Que é Potássio

O Potássio é um mineral muito importante para o ótimo funcionamento do corpo humano. O nutriente é um dos principais componentes das nossas células. Executa um papel importante em várias funções do nosso corpo, como por exemplo, contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca, produção de energia e síntese de ácidos nucleicos e proteínas.

Aliado do coração: A dupla sódio e potássio é essencial para a contração muscular e por isso ajuda a manter o ritmo cardíaco normal. A ausência de sódio pode levar a uma arritmia cardíaca.

Para Que Serve o Potássio

Esse mineral possui um papel fundamental não só na contração dos músculos e do coração, mas também na transmissão do fluxo nervoso. Intervêm no funcionamento neuromuscular e combate cólicas.

Este mineral também participa do bom funcionamento dos rins e das glândulas supra-renais, que regulamenta o estresse e a produção de energia.

Benefícios do Potássio para a Saúde

  • Normaliza a Pressão Arterial

O Excesso de sódio está do lado do aumento da pressão arterial. Com o consumo de uma boa quantidade de potássio haverá um equilíbrio entre os elementos. O potássio possui um efeito positivo no tônus vascular, assim contribuindo na redução da pressão arterial.

  • Previne o Acidente Vascular Cerebral

A hipertensão arterial é um dos principais fatos para o surgimento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), muito conhecido como derrame cerebral, que pode acontecer quando ocorre um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, assim provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem a circulação sanguínea adequada. Pesquisas apontam que dieta rica em potássio provoca maior redução da pressão arterial, assim, prevenindo consequentemente o AVC.

  • Amigo dos Músculos

Os músculos são construídos por um tecido muscular e são caracterizados pela sua contratilidade, funcionando pela concentração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saúda de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é dirigido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico libera o potencial de ação, que se resulta na entrada de sódio dentro da célula, e a saída do potássio dela, assim, estimulando liberação do cálcio. A manutenção da concentração de potássio no meio intracelular é importante para a síntese de proteína e respiração.

  • Previne Câimbras

O potássio é importante para atletas, pois está presente em todas as reações musculares e sua falta pode levar a câimbras e lesões.

Alimentos Ricos em Potássio

Alimentos Ricos em Potássio

Alimentos Ricos em Potássio (Fontes)

Manga palmer
785 mg (1 unidade, 500 g)

Extrato de tomate
680 mg (L da lata, 100 g)

Banana-nanica
564 mg (1 unidade, 150 g)

Milho
555 mg (1 espiga, 300 g)

Mandioquinha cozida
521 mg (1 K unidade, 200 g)

Romã
485 mg (1 unidade, 100 g)

Sal light
410 mg (1 col. de café, 2 g)

Farinha de soja
384 mg (2 col. de sopa, 20 g)

Banana-prata
358 mg (1 unidade, 100 g)

Chicória
357 mg (15 folhas, 84 g)

Mamão papaia
352 mg (1 unidade, 280 g)

Goiaba vermelha
336 mg (1 unidade, 170 g)

Água de coco
324 mg (1 copo, 200 ml)

Repolho roxo refogado
321 mg (1 xícara de chá, 100 g)

Melancia
312 mg (2 fatias, 300 g)

Agrião
287 mg (22 ramos, 132 g)

Leite de vaca
266 mg (1 copo, 200 ml)

Feijão-carioca cozido
255 mg (2 conchas, 100 g)

Amendoim cru, sem sal
232 mg (1 punhado, 40 g)

Aveia em flocos
216 mg (3 col. de sopa, 50 g)

Abacate
206 mg (N de unidade, 100 g)

Receitas Ricas em Potássio

300g de cenoura
50g de erva-doce
1 pedaço médio de gengibre

Modo de preparo:
Passa todos os ingredientes no liquidificador ou na centrifuga
Tomar logo em seguida

175 gr cenoura
90 grde aipo
90 gr de espinafres
20 gr de salsa

Modo de preparo:
Passa todos os ingredientes no liquidificador ou na centrifuga
Tomar logo em seguida

Potássio em Excesso Sintomas

O excesso de potássio no sangue é conhecido como hipercalemia, e contém as seguintes características:

  • Sintomas: se o excesso de potássio for pouco, normalmente não há sintomas, mas caso a concentração desse mineral fique muito alta, podem surgir sintomas como redução da pressão arterial, palpitações cardíacas, fraqueza, dores na região do peito, diminuição da frequência cardíaca e infarto.
  • Causas: normalmente o excesso de potássio é causado por desidratação, insuficiência renal, diabetes tipo 1, exercícios físicos intensos ou uso de medicamentos diuréticos, como Espironolactona, e anti-inflamatórios, como Ibuprofeno.
  • Diagnóstico: o diagnóstico é feito através de exames de sangue ou durante o eletrocardiograma, quando o médico identifica alterações no funcionamento do coração.

O tratamento da hipercalemia é feito com a retirada dos alimentos ricos em potássio da dieta e, nos casos mais agravantes, também poderá ser necessário o uso de medicamentos em comprimidos ou na veia, sendo preciso ficar internado até que os sintomas melhore.

Potássio em Falta Sintomas

A falta de potássio no sangue é conhecida como hipocalemia, e tem as seguintes características:

  • Sintomas:fraqueza constante, câimbras musculares, náuseas e vômitos frequentes, aumento do açúcar no sangue, dificuldade para respirar, constipação.
  • Causas: uso de medicamentos diuréticos, consumo excessivo de chás diuréticos, diarreia ou vômitos frequentes, insuficiência renal, deficiência de ácido fólico, uso excessivo de álcool e de laxantes.
  • Diagnóstico: é feito através de exames de sangue, eletrocardiograma ou gasometria arterial.
Conclusão

E agora chegamos ao final deste artigo e gostaria de pedir seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto.

Aproveite também para acompanhar todas as novidades em nossas redes sociais.

Potássio

Potássio

O Artigo de hoje foi sobre: Potássio o Que é, Benefícios, Para Que Serve, Fontes.  E falamos sobre outras situações.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.