Alternativas Naturais Benefícios dos Alimentos Chá Benefícios

Jatobá Benefícios, Para Que Serve, Emagrece ? Como Consumir.

Saiba todas as informações sobre essa arvore que é encontrada em diversos locais do Brasil, conhecida como Jatobá-Verdadeiro ou Jatobazeiro, confira todos os benefícios que ele pode trazer a sua saúde.

Jatobá para que serve

jatoba para que serve

Arvore Jatobá

Muitas árvores e plantas existentes no Brasil, ainda são desconhecidas pela maioria da população, que deste modo, desconhece as vantagens que elas podem fornecer. Nossos ancestrais, há muito tempo já descobriram para que serve esta arvore, de pompa e presenta encontrada em algumas regiões do Brasil, saiba mais sobre o Jatobá.

A árvore Hymenaea courbaril, nome científico da jatobazeira ou simplesmente jatobá, é uma árvore antiga, seus crescimento é bastante lento, entretanto, pode alcançar alturas de até 40 metros, e seu tronco pode alcançar a medida de diâmetro de quase 1 metro.

Sua árvore é geralmente encontrada em regiões como a da Amazônia, Piauí, Paraná e Mata Atlântica.

Deste modo, o jatobá, além dos frutos que apresentam características muito benéficas à saúde, é tida como uma das árvores de mais valor no mundo, visto que fornece madeira para que serve para o desenvolvimento de trabalhos com portas de madeira, tacos e vigas, e também é muito estimada em obras de arte.

Benefícios do Jatobá

De estimulante a poderoso aliado no combate ao câncer. Seus efeitos ajudam em doenças simples às mais complexas.

O jatobá pode ser consumido de diversas formas, que trazem muitos benefícios à saúde humana de modo geral, auxiliando nos desconfortos do dia a dia.

Além disso, o fruto do jatobá, cujo a estima tem um valor sagrado para os povos indígenas, era servido em rituais que visam a meditação, afim de que o indivíduo conquiste a calma a paz e o equilíbrio para a mente.

Seiva que cura

Sua seiva, que é extraída através de perfuração da árvore, traz efeitos curativos à doenças de natureza pulmonar, ou sanguínea como a anemia e convalescença.

Combate ao câncer

Muitos desconhecem esta propriedade, porém estudos indicam que o jatobá  auxilia em tratamentos de alguns tipos de câncer, utilizando para tanto, a efusão do chá da casca da árvore de jatobá como principal aliado da cura.

Bom funcionamento dos rins

No que tange à área renal, ele é de grande importância no tratamento das vias urinárias, podendo ser um grande aliado no processo de emagrecimento através da excreção de líquidos do corpo, eliminando inchaços e toxinas indesejadas.

Trato de infecções e micoses

Muitas pessoas tem problemas com infecções de pele, mas desconhecem as propriedades que o jatobá tem em relação a este problema.

Ele atua na prevenção de infecções, e micoses. Além de possuir a capacidade de tratar da meningite, agindo como agente que expulsa as bactérias que causam a doença. O que também ajuda no desenvolvimento de imunidade do nosso corpo, ao possuir antifúngicos.

Ajuda no desenvolvimento muscular

Ótimo aliado aos adeptos da musculação, muitas pessoas desconhecem os efeitos que o jatobá tem, sendo uma excelente fonte para o desenvolvimento muscular e dos ossos pois obtém vitaminas que auxiliam no desenvolvimento destas partes do corpo e são elas o cálcio, magnésio, potássio, ferro, fósforo e vitamina C.

Acaba com os terríveis sintomas da asma

jatoba polpa da fruta

jatoba polpa da fruta

A asma pode causar sintomas terríveis que interferem na qualidade de vida do indivíduo.

As propriedades da fruta podem melhorar os sintomas da doença, desinflamando as regiões como o nariz, garganta e ouvido, dando uma sensação de alívio e descongestionamento.

Auxilia no tratamento para bronquite

Muitas pessoas gastam enormes quantias de dinheiro a fim de eliminar problemas relacionados à bronquite, entretanto, uma boa opção natural para o tratamento da doença é o xarope feito da casca que também é capaz de curar doenças como a bronquite.

Propriedade estimulante

A apreciação do vinho tradicional, feito da uva é a escolha de muitos, porém, o vinho do jatobá, feito com a casca da árvore, possui efeito estimulante em seus consumidores dando mais disposição para o dia a dia em atividades cotidianas.

Reduz as taxas de açúcar no sangue

Problemas relacionados às altas taxas de glicose no sangue podem ser tratados com o chá de jatobá: grande aliado na redução de taxas de açúcar no sangue através de seus agentes que auxiliam na produção de insulina.

Trato da depressão

A depressão e ansiedade são problemas da sociedade atual, porém, o que  a ciência descobriu é que o jatobá é uma planta possui flavonóis que atuam no sistema nervoso central que são capazes no auxílio do combate aos sintomas da depressão e da ansiedade.

Reduz dores nas costas

Dores nas costas podem trazer muitos desconfortos e influenciar na qualidade de vida das pessoas. Em relação ao jatobá, sabe-se que o chá da casca da árvores possui propriedades anti-inflamatórias que são capazes de combater as dores nas costas.

Características do Jatobá

Esta planta que traz tantos benefícios tem algumas características peculiares e curiosas.

Sua arvore de grande pompa possui flores brancas com detalhes em marrom, seu fruto é uma espécie de vagem com uma casca marrom e muito dura, sendo necessário o auxílio de algum utensílio para que ela seja quebrada e possa se abrir.

sementes de jatobá

sementes de jatobá

A fruta fica pronta para o consumo em por volta de três meses, sendo mais produzido pelas árvores nos meses de julho à setembro no Brasil.

Em seu interior possui em média, duas ou quatro sementes, que estão cobertas por um pó comestível, com um forte cheiro (que também é uma maneira de que a planta sobreviva atraindo animais para que façam seu consumo e espalhem suas sementes pela floresta) e gosto bastante adocicado.

Como consumir Jatobá

A fruta pode ser consumida in natura, ou seja sem que haja algum preparo, de maneira que recomenda-se que tenha ajuda de um copo d’água, uma vez que fruta forma uma pasta na boca.

Como o seu fruto, cuja polpa contém muito ferro, é bastante conhecido em zonas rurais, é muito consumido em forma de bolos, vitaminas e pães.

A produção de chás e vinhos com a casca também é muito utilizada, além da seiva que também pode ser aproveitada.

Chá de Jatobá Como Fazer

chá de jatobá

chá de jatobá

Para preparar o Chá de Jatobá é bem simples, você deverá ter:

  • 1 Litro de água
  • 2 Colheres de Sopa da Casca da Árvore

Após isso é bem simples, siga os passos para o preparo do chá.

  1. Leve a Água e as colheres de sopa da casca da árvore ao fogo.
  2. Deixar ferver por um tempo aproximado de 10 minutos, após isso, desligar o fogo e abafar o recipiente até amornar.
  3. Depois que esfriar, é só coar e consumir consumir o chá de jatobá e aproveitar os benefícios para a saúde.
  4. Lembrando que é recomendado que se tome até 2 vezes ao dia.
Contraindicações

Muitos estudos sobre a planta foram desenvolvidos ao longo da história, entretanto, não existe nenhum efeito contraindicativo para o consumo da fruta ou de derivados da planta, exceto para aqueles que apresentarem reações alérgicas após a ingestão.

Entretanto, é necessário cuidado no que se relacionada ao consumo dos chás e xaropes que não devem ser utilizados de forma demasiada.

Conclusão

O jatobá é uma planta de origem brasileira muito antiga, cultivada pelo povos indígenas, ela primeiramente se tornou um meio para que eles chegassem à limpeza da mente, e seus conhecimentos empíricos já indicavam o que a medicina e a ciência atualmente descobriu.

É de suma importância compreender os efeitos benéficos que o jatobá pode trazer para os diferentes tipos de consumidores, desde propriedades curativas até a propriedades estimulantes.

A árvore pode ser aproveitada como um todo, tendo em vista que sua madeira, casca e seiva também são muito utilizadas, e não somente o fruto, porém é necessário estarmos atentos também no que diz respeito à preservação desta árvore tão benéfica, afim de não se torne produto de exploração comercial indevida, uma vez que sua madeira é matéria prima para a construção de vários objetos.

Deste modo, temos que o jatobá é um excelente aliado à saúde do ser humano, além de lhe fornecer outras benefícios, por isso é importante que estas informações não fiquem retidas, mas que se espalhem de forma a agregar o cotidiano e  rotina de muitas pessoas.

Nomes Comuns:

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.