Cuidando da Saúde

Iodo o Que é, Benefícios, Importância para a Saúde, Fontes.

Saiba todas as informações sobre o Iodo e seus benefícios, veja para que serve, quais os benefícios para a saúde, e até seus malefícios se usado de maneira incorreta, confira:

Mineral Iodo

Mineral Iodo

O Que é Iodo

O Iodo é um minério fundamental para a síntese dos hormônios tireoidianos que irão regular as funções do organismo, sua deficiência pode levar ao bócio e seu excesso poderá causar intoxicação.

O funcionamento correto da glândula tireoide depende do iodo. Esta glândula por sua vez sintetiza os hormônios tiroxina (T3) e triodotironina (T4). Esses hormônios possuem diversas tarefas no nosso organismo. Agem no crescimento físico e neurológico, no metabolismo basal, na manutenção da temperatura corporal, controlam o metabolismo da oxidação celular, o metabolismo dos lipídios, dos hidratos de carbono, das proteínas, da água e de alguns minerais. O iodo também é muito importante no funcionamento de alguns órgãos como o coração, o fígado, rins e ovários.

Iodo Para Que Serve

Várias pessoas não sabem o que é o iodo ou para que serve, mas agora as funções desse mineral ficarão claras.

  • Atua na prevenção de complicações da tireoide.
  • Ajuda com a fertilidade da mulher, justo por esta questão hormonal da tireoide.
  • Previne hipertensão em gestantes.
  • É um preventivo natural contra problemas cerebrais fetais.
  • Protege contra malefícios no coração e diminui os riscos de você ter diabete.
  • Um anti-infeccioso fúngico e antibacteriano.

Agora você já sabe para que ser o iodo, o que é, etc, entenda algumas das outras vantagens que este mineral possui proporcionadas para sua saúde.

Iodo Benefícios Para a Saúde

  • Importante para o crescimento: O iodo é muito importante para o funcionamento correto da glândula da tireoide, que irá sintetizar hormônios que atuam no crescimento físico e neurológico. O consumo suficiente do iodo no organismo ainda poderá fazer com que o cabelo e as unhas cresçam saudavelmente.
  • Elimina Toxinas: O mineral irá ajudar a eliminar toxinas que se encontram no corpo. É especialmente eficaz contra certos produtos químicos e tóxicos, como o mercúrio, chumbo e flúor.
  • Importante para o Metabolismo: Este minério é essencial para a síntese dos hormônios tireoidianos. Estes hormônios agem no seu metabolismo basal, dos lipídios, dos hidratos de carbono, das proteínas, da água e de mais alguns minerais. Eles também agem na manutenção da temperatura corporal.
  • Importante para o coração e alguns órgãos: Por ter necessidade para a síntese dos hormônios tireoidianos, o iodo auxilia na normalização do ritmo cardíaco e da sua pressão arterial. Pelo mesmo motivo, o iodo também é essencial para o funcionamento do fígado, rins e ovários
Fontes do Iodo

Fontes do Iodo

Importância do Iodo na Alimentação

Para o organismo humano funcionar corretamente, esse mineral se torna essencial, porque participa da composição de dois hormônios da glândula tireoide (tiroxina e triiodotiroxina). O Iodo faz parte de um desenvolvimento corpóreo, além de atuar sobre a maioria dos órgãos e participar de enormes funções no sistema nervoso e cardiovascular.

O desenvolvimento do bócio, doença que causa o aumento da glândula da tireoide (hipotireoidismo), é a principal consequência da falta de iodo. Esta enfermidade se caracteriza por fraqueza muscular, redução na taxa metabólica basal, diminuição do crescimento, alterações de pele e pelos.

Por estas e outras necessidades, a adição de iodo no sal de cozinha se tornou obrigatório para a prevenção de doenças decorrentes da deficiência do mesmo.

Alimentos Ricos em Iodo (Fontes)

Fontes de Iodo: sal marinho, peixes de água salgada e frutos do mar (lagostas, ostras, camarão, sardinhas, bacalhau). O leite e alguns legumes também contribuem com o índice de iodo no corpo, entre eles: a vagem, agrião, cebola, alho poró, rabanete, nabo.

Receitas Ricas em Iodo

Salada de camarão e peras

500 g de camarões médios limpos

1 colher (chá) de gengibre ralado

½ xícara (chá) de saquê

1 colher (sopa) de azeite

3 peras

1 pé de alface americana

1 maço de rúcula

1 pé de radicchio

1 limão sal com moderação

Molho

1 xícara (chá) de folhas de manjericão

1 dente de alho

¼ xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem

2 colheres (sopa) de alcaparras

2 colheres (sopa) de queijo parmesão

Modo de preparo

Tempere os camarões com o gengibre, o saquê e o sal. Aqueça o azeite e frite os camarões. Arrume em uma saladeira a alface, a rúcula e o radicchio. Distribua por cima os camarões e as peras fatiadas e regadas com o suco do limão. Bata no liquidificador os ingredientes do molho, adicionando mais azeite, se necessário. Regue a salada na hora de servir.

Peixe ao Molho de Ostras

Ingredientes

400g de Peixe cortado em losango

170g de Cenoura fatiada

25g de Ervilha torta em losango

170g de Bambu

100g de Champignon

Molho de ostras já preparado, shoyo, sal, glutamato de monossódio e maisena dissolvida.

Modo de Preparo

Frite o peixe e, quando estiver quase no ponto, acrescente cenoura, ervilha, bambu e champignon. Quando estiver no ponto, escorra e, em uma panela vazia, acrescente ½ copo americano de água, molho preparado de ostras, shoyu, uma pitada de açúcar e glutamato de monossódio.com os ingredientes escorridos, mexa bem e, por fim, misture a maisena para engrossar.

Quantidade Recomendada de Iodo

A quantidade média recomendada de iodo para cada idade de acordo com a Organização Mundial de Saúde é:

  • Crianças de 0 até 1 ano: 90 microgramas (mcg) por dia ou 15 mcg/kg/dia
  • Crianças de 1 ano a 6 anos: 90 mcg por dia ou 6 mcg/kg/dia
  • Crianças de 7 a 12 anos: 120 mcg por dia ou 4,0 mcg/kg/dia
  • Adolescentes e adultos: 150 mcg por dia ou 2,0 mcg/kg/dia
  • Gestantes e lactantes: necessidades chegam a 200 mcg por dia ou 3,5 mcg/kg/dia.
Efeitos Colaterais

Existem vários tipos de suplementos de iodo oral. Os mais comuns são o iodeto de potássio (KI), iodeto de sódio (NaI), Solução de Lugol, iodo radioativo e iodo nascente.

Estes suplementos de iodo são tomados em forma de pílula, ou sublingual (debaixo da língua) na forma líquida.

O consumo oral de iodo geralmente não está associado com efeitos negativos. No entanto, vários efeitos colaterais pode ocorrer em alguns casos, bem como interações com medicamentos, suplementos de ervas e as condições de saúde.

Um estudo clínico examinou os efeitos secundários de iodeto de potássio, quando usado para Esporotricose cutânea. Os seguintes resultados foram relatados:

  • 14% de usuários experimentaram dor abdominal;
  • 14% de usuários experimentaram náusea;
  • 11% de usuários experientes rinorreia;
  • 7% dor de cabeça experiente;
  • 4% gosto metálico experiente;
  • 4% diarreia experiente;

Outro estudo relatou que estes efeitos secundários normalmente pode ser reduzidos ao mínimo, evitando aumentos de dosagem rápida.

Efeitos colaterais de iodeto possível também incluem o desenvolvimento de hipersensibilidade a este suplemento mineral. Alguns dos sintomas da hipersensibilidade de iodo incluem febre, alargamento de hemorragia e nódulo linfático.

Outros possíveis efeitos colaterais de hipersensibilidade de iodo incluem inchaço rápido do tecido subcutâneo (angioedema) – e uma doença sanguínea rara chamada púrpura trombocitopênica trombótica.

Outros efeitos nocivos associados a hipersensibilidade incluem toxicidade de potássio (hipercalemia), Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos), acidose metabólica e uma desordem auto-imune rara chamaram Psoríase pustulosa.

Contraindicações

A intoxicação pelo iodo é causada devido ao consumo diário de quantidades muito grandes dele, 400 vezes maior do que a recomendação diária. O excesso de iodo pode produzir o bócio e, algumas vezes, o hipertireoidismo.

Conclusão
Iodo

Iodo

Para concluir este artigo, falamos sobre o iodo o que é, benefícios e sua importância para saúde corporal e neurológica, este mineral faz muito pelo nosso corpo, gostaria que você deixasse seu comentário abaixo se ficou com alguma dúvida sobre o assunto.

Aproveite também para acompanhar todas as nossas novidades nas redes sociais.

O Artigo de hoje foi: Iodo o Que é, Benefícios, Importância para a Saúde, Fontes. E tivemos uma discussão sobre outras informações e situações.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.