Flor de Sal O Que é? Quais os Benefícios

Saiba todas as informações sobre a Flor de Sal e seus benefícios, veja para que serve, quais os benefícios para a saúde, e até seus malefícios se usado de maneira incorreta, confira:

O Que é Flor de Sal

flor de sal beneficios

Flor de Sal Benefícios

Flor de Sal é um Sal Marinho, parecido com sal grosso e o sal refinado que somos costumados a consumir no dia a dia na cozinha. Porém, muito delicado do que os sais comuns, e daí vem o nome (flor), é considerado uns dos mais puros sais encontrados.

São delicados cristais formados pela superfície da água e colhidos de forma artesanal, são secas ao sol, resultando cristais mais crocantes. Devido a isso, a cada 80 quilos de sal marinho produzidos, somente 1 quilo de Flor de Sal são extraídos. Isso irá explicar o alto valor do produto, mas se for comparado ao sal comum, suas propriedades e sabor são imensamente superiores.

A fabricação da Flor de Sal em grande escala, iniciou-se na Europa, principalmente na França, em Guérande, e em Portugal, no Algarve. No Brasil, a produção é recente, começou em 2008. Grandes empresas localizadas em sua maioria no Rio Grande do Norte exibem o produto no mercado.

 

Para Que Serve a Flor de Sal

Por ser mais saudável e, ainda, mais delicada que os outros tipos de sal, a Flor de Sal é muito  utilizada como tempero de luxo na culinária gourmet, sendo uma “carta na manga” de muitos chefes do Brasil e do mundo todo.

O tempero é usado comumente no preparo e finalização de pratos mais sofisticados, sendo até mesmo chamado por algumas pessoas de “caviar marinho”. No entanto, por conta de parecer um alimento muito difícil de ser usado na cozinha, a flor de sal pode ser usada facilmente no preparo das suas refeições do dia a dia.

Para isso, basta ficar atento à algumas diferenças em relação ao sal grosso e ao sal refinado, que você é acostumado a usar no preparo dos pratos. Ao contrário destes últimos, você nunca deve utilizá-lo como ingrediente em alguma receita e tampouco levá-la ao fogo, pois ela pode perder a sua textura crocante, que é a característica que a torna tão interessante.

Neste caso, o modo correto de usar esse tempero é na finalização dos pratos, que são salgados apenas ao fim do preparo e, é claro, decorados com a elegância que a flor de sal dá a eles.

Porém, é importante lembrar que, do mesmo modo que os outros tipos de sal, a flor de sal também deve ser utilizada com moderação para não prejudicar a saúde. A dosagem recomendada por especialistas é de uma colher de chá por dia.

Leia Também: Sal Rosa do Himalaia Benefícios

A dica para não exagerar na dose é pegar os cristais com as próprias mãos e pulverizá-los sobre os alimentos, com bastante atenção e delicadeza. Faça isso quando for preparar alimentos como ovos, batatas assadas, saladas, carnes, pães, peixes, verduras ou quando for finalizar qualquer outra receita que exija um pouco mais de sal, já que esse tempero é bem mais concentrado.

Flor de Sal Benefícios

Também muito conhecida como de “Ouro Branco”, a flor de sal é rica em vários nutrientes, como zinco, magnésio, cálcio, potássio, ferro, cobre, flúor, iodo, entre outros que fazem bem ao organismo, sendo por este o motivo que faz com que o tempero seja considerado tão benéfico à saúde.

Dentre os seus maiores benefícios estão a prevenção e combate à várias doenças que poderiam ser causadas pelo uso excessivo do sal de cozinha comum, como hipertensão, osteoporose, pedras nos rins, AVC, doenças no coração, asma, problemas renais, sobrepesa, retenção líquida (que causa inchaços na barriga), câncer no estômago, envelhecimento precoce, dores de cabeça, problemas de visão, entre tantas outras.

Por isso, se você quer ficar livre de todos esses problemas, basta substituir o sal refinado que você tem na sua cozinha pela flor de sal, que contém menos sódio e, ainda, oferece uma quantidade bem maior de nutrientes ao corpo por não passar pelo processo de refinamento.

Como Usar a Flor de Sal

flor de sal para que serve

Como Usar

O modo recomendado para a utilização da flor de sal – ao contrário do sal refinado ou do sal grosso – é de finalização do prato, proporcionando mais sabor à preparação. “O aquecimento ou cozimento dos cristais faz com que percam as suas características, como a sua textura crocante, muito apreciada por chefs”, destaca a nutricionista.

Andréia ressalta ainda que a flor de sal pode ser utilizada sobre quaisquer preparações: saladas, verduras ao vapor, carnes assadas, peixes, ovos, ou até sobremesas, como brigadeiros ou o famoso francês “Caramel à la Fleur de Sel”.

“Tanto em pratos doces como salgados, este ingrediente irá ressaltar o sabor dos ingredientes e dar um toque sofisticado ao mesmo tempo”, acrescenta Andréia.

Receitas com Flor de Sal

Receitas com flor de sal

Agora que você já sabe tudo sobre a flor de sal, chegou a hora de aprender algumas receitas para começar a inserir o tempero na sua alimentação diária e usufruir de seus benefícios! Vamos lá?

Brigadeiro com flor de sal

Ingredientes:

  • 2 g de flor de sal (usar após o preparo);
  • 40 g de chocolate em pó;
  • 20 g de manteiga extra com sal;
  • 395 g de leite condensado;
  • 4 g de chocolate granulado (para decorar).

Como fazer:

Coloque em uma panela ao fogo baixo o leite condensado, o chocolate e a manteiga e misture bem. Vá mexendo sem parar até começar a desgrudar do fundo da panela e desligue o fogo em seguida. Depois, acrescente a folha de sal, mas sem exagerar. Lembre-se que a ideia é dar um toque de elegância ao brigadeiro, e não salgá-lo, ok?

Feito isso, unte uma forma com manteiga e disponha o conteúdo da panela. Molde as bolinhas com as mãos untadas com manteiga e passe-as no chocolate granulado para finalizar a receita. Está pronto! Agora, é só servir à vontade!

Salada de abobrinha, maçã e flor de sal

Ingredientes:

  • Meia abobrinha;
  • 1 cenoura;
  • 4 folhas de alface;
  • 1 maçã;
  • 1 colher (chá) de vinagre de vinho branco;
  • 1 colher (chá) de flor de sal;
  • 1 colher (sopa) de azeite de alecrim.

Como fazer:

Primeiro, lave bem os legumes e coloque a abobrinha e a cenoura raladas junto com a alface em uma taça. Depois, lave também a maçã e adicione à mistura dentro da taça. Agora, tempere com o vinagre, o azeite de alecrim e flor de sal. Está pronta! Basta servir como acompanhamento no almoço ou jantar ou até mesmo como prato principal em uma refeição mais leve.

2 Comments

  1. Edna freitas 07/02/2017

Deixe uma Resposta