Benefícios do Colágeno para a Saúde em Geral

O que o Colágeno pode fazer por você?

Há um monte de produtos de colágeno que aparecem no mercado dentro de formulações de suplementos comuns, bem como suplementos que vêm com a promessa de uma pele com aparência mais jovem.

Fiquei intrigada se havia alguma diferença entre os suplementos oferecidos, em formato, dosagem e preço. Mais importante, porém, eu queria descobrir se eu poderia esperar que eles realmente funcionassem.

Então, aqui está tudo que eu acho que você deve saber sobre o colágeno, além de resenhas de algumas de suas melhores opções de suplementos …

Benefícios do Colágeno

Benefícios do Colágeno para a Pele e Saúde

O Que é Colágeno

O colágeno é uma proteína. Como todas as proteínas, é formado por aminoácidos.

No entanto, o perfil de aminoácidos do colágeno é bastante singular, consistindo predominantemente em glicina, prolina e hidroxiprolina. Para colocar isso em perspectiva, fiz uma comparação, abaixo, com uma proteína com a qual você provavelmente já estará familiarizado: proteína de soro de leite.

Os níveis comparativamente baixos de aminoácidos do colágeno, como a leucina, que desencadeia a síntese protéica, explicam por que o colágeno não é uma proteína comumente encontrada como um batido pós-treino.

No entanto, isso não quer dizer que não tenha algumas propriedades realmente importantes.

O colágeno é a proteína mais abundante em humanos e ajuda a manter a integridade de muitos tecidos. A maioria (até 90%) de colágeno no corpo humano é colágeno tipo 1.

O colágeno tipo 1 é grama por grama mais forte que o aço, o que explica por que ele é encontrado principalmente em tecidos conectivos fibrosos, como tendões, ligamentos e pele. No entanto, também é abundante nas córneas, cartilagens, ossos, vasos sanguíneos, intestino, discos intervertebrais e dentina nos dentes.

Existem outros tipos de colágeno também. Por exemplo, o colágeno tipo 2 compõe a cartilagem e o colágeno tipo 3 é encontrado nas paredes das artérias, na pele, nos intestinos e no útero.

Para demonstrar como o colágeno é predominante no corpo, esta tabela mostra que os aminoácidos primários que compõem o colágeno são altamente prevalentes nos ossos e na pele de mamíferos e peixes.

Colágeno e sua Pele

Dentro de sua pele, o colágeno é responsável pela firmeza, elasticidade, hidratação e produção de novas células da pele.

Simplesmente, quanto mais colágeno você tem, mais saudável é sua pele e mais jovem ela aparece.

Colágeno e seu Intestino

Devido ao seu alto teor de glicina, o colágeno estimula a produção de ácido no estômago, o que promove uma melhor digestão dos alimentos.

Além disso, a gelatina (a forma cozida de colágeno) é um colóide hidrofílico. Isso significa que ele atrai as secreções digestivas para a massa de alimentos para ajudar na digestão, enquanto, ao mesmo tempo, é retirado das paredes do estômago, onde pode causar irritação.

O colágeno e a gelatina também contêm glutamina, um aminoácido que pode ajudar a melhorar a integridade intestinal ao reparar o revestimento intestinal danificado.

Colágeno e seus ossos, Articulações e Tecidos Conjuntivos

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Colágeno em Cápsulas

Como o colágeno fornece força a várias estruturas dentro de seu corpo, é fácil entender por que ele desempenha um papel tão importante na manutenção da integridade de seus ossos, articulações e outros tecidos conjuntivos.

No entanto, apesar de sua enorme importância, o colágeno se esgota substancialmente com a idade.

Há uma série de outros fatores que podem acelerar o esgotamento de colágeno do seu corpo também.

Colágeno crescente através dos Alimentos

Seu corpo sintetiza o próprio colágeno, mas considerando os fatores acima, você pode estar interessado em saber como sua dieta pode melhorar a produção de colágeno do seu corpo, ou complementá-lo completamente.

Vitamina C para Síntese do Colágeno

Eu estava realmente interessado em saber que o processo de formação de colágeno é fortemente dependente de vitamina C . Isso faz todo o sentido quando você considera que o escorbuto (causado por uma grave deficiência de vitamina C) impede a formação de tecido conjuntivo; as feridas não cicatrizam e as gengivas se deterioram.

Portanto, certifique-se de que sua dieta seja rica em vitamina C de uma variedade de frutas e vegetais.

Caldo de Osso

Através do processo, os nutrientes dos ossos se quebram no líquido, tornando-os realmente digeríveis. Um desses nutrientes é o colágeno.

Dietas tradicionais e dietas de outras culturas tendem a ser mais altas em colágeno do que a dieta moderna, pois usariam mais parte do animal (do nariz à cauda …), incluindo os tecidos conjuntivos.

Gelatina

Além de estar presente em caldos de ossos, a gelatina pode ser comprada em grânulos ou como folhas de gelatina, que podem ser usadas para fazer comidas gelatinosas.

Eu sou um grande amante da geléia. Enquanto eu sou conhecido por lanche em cubos de gelatina crua, estou ansioso para começar a fazer a minha própria gelatina com um teor de açúcar menor, a fim de colher os benefícios.

Colágeno Hidrolisado

Assim, enquanto a gelatina é a forma cozida e mais facilmente digerível de colágeno, o processamento mais intensivo deixará você com o colágeno hidrolisado (também chamado de hidrolisado de colágeno).

O colágeno hidrolisado foi dividido mais do que a gelatina, tornando mais fácil a digestão, embora o perfil de aminoácidos deva ser o mesmo.

Também tem algumas outras propriedades diferentes da gelatina:

  1. A gelatina só se dissolve em água quente, enquanto o colágeno hidrolisado se dissolve no frio.
  2. A gelatina fará com que os líquidos gelem, enquanto o colágeno hidrolisado não, tornando o colágeno hidrolisado ideal para uso em suplementos de colágeno.

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