Cuidando da Saúde

O Que é Cloreto de Sódio, Benefícios, Malefícios, Fontes.

Nesse artigo feito especialmente para você que tem dúvidas sobre o Cloreto de Sódio, você irá ver quais os benefícios que Mineral pode trazer para a saúdecomo ele pode te ajudar, confira:

O que é Cloreto de Sódio

O que é Cloreto de Sódio

O Que é Cloreto de Sódio

A princípio, o termo Cloreto de Sódio poderá ser igualado a algum tópico de aula de química do colégio, mas se trata de um assunto muito importante para todas as pessoas.

Ele está presente em toda nossa alimentação do dia a dia e é essencial para alguns processos vitais. Mas afinal, o que é cloreto de sódio? Sal e Cloreto de sódio são a mesma coisa? Todos os tipos de sal possuem cloreto de sódio ?

O cloreto de sódio (NACL) é um composto que se apresenta na forma de cristais brancos, formado por 2 minerais: cloro (60%) e sódio (40%).

Cloreto de Sódio Para Que Serve

sal refinado, conhecido como sal de cozinha ou sal de mesa, tem em sua composição mais de 99% de cloreto de sódio. O sal também possui iodo, que é adicionado no processo industrial, por questão de saúde pública (para prevenir a falta desse mineral na população) e substâncias que evitam que o sal absorva água em excesso. Portanto, todos os alimentos que levam sal contêm cloreto de sódio.

O cloreto de sódio é encontrado em minas naturais de sal e principalmente, obtido através da água do mar, que após passar por um processo de evaporação, resulta em sal não refinado, ou sal marinho.

Cloreto de Sódio Benefícios

Cloreto de Sódio Benefícios

Cloreto de Sódio Benefícios

O cloreto de sódio possui um papel essencial na regulação do volume de líquidos no seu organismo e na manutenção da pressão arterial.

Ele também é de extrema importância para o perfeito funcionamento dos mecanismos de comunicações entre as células de nosso corpo. Tais mecanismos estão diretamente relacionados à transmissão de impulsos nervosos, assim como aos movimentos de contração e relaxamento dos músculos.

O consumo em quantidades adequadas mantém a normalidade dessas funções.

Alimentos Ricos em Cloreto de Sódio

  • Carnes processadas, como presunto, mortadela, bacon, paio, salsinha
  • Defumados e peixe enlatado como sardinha ou atum
  • Queijos como parmesão, roquefort, camembert, cheddar cremoso
  • Temperos prontos como arisco, sazón, aji-no-moto, catchup, mostarda, maionese
  • Sopas, caldos e refeições já preparadas
  • Vegetais enlatados como palmito, ervilha, milho, picles, cogumelos e azeitonas
  • Bolachas e bolos processados, incluindo as bolachas de água sal
  • Fast-food, como pizzas ou batatas fritas
  • Salgadinhos industrializados e de lanchonete como chips, amendoins, quibe, pastel, quibe, coxinha
  • Manteigas e margarinas.

Alimentos Naturais que possuem cloreto de sódio

Alga Kombu 2805 mg
Caranguejo 366 mg
Mexilhão 289 mg
Pescadinha 209 mg
Farinha de soja 464 mg
Salmão 135 mg
Tilápia 108 mg
Arroz 282 mg
Café em grão 152 mg
Chá preto em folhas 221 mg
Ovas 73 mg

Malefícios do Cloreto de Sódio

A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda o consumo diário máximo de 5 gramas de cloreto de sódio (sal), o equivalente a 1 colher de café. Quando ingerido em excesso, pode trazer consequências negativas para a saúde. Entre elas estão:

  • Retenção de Líquidos.

Este malefício é causado pela propriedade osmótica do cloreto de sódio, que chama as moléculas da água. Uma das consequências visíveis da retenção de líquidos são o inchaço abdominal, pernas e nos pés.

  • Aumento da Pressão Arterial.

Depois de ser ingerido, ele é absorvido pelo intestino e entra na sua circulação sanguínea. Quando se possui uma grande quantidade de cloreto dentro dos vasos sanguíneos, o organismo aumenta a pressão arterial para elevar o fluxo de sangue e equilibrar a falta de água.

  • Um Risco maior de Desenvolver Doenças Cardiovasculares.

A pressão arterial aumentada lesiona a camada inteira dos vasos sanguíneos, o que faz com que eles tenham uma chance maior de entupirem ou se romperem. O entupimento de um vaso sanguíneo no coração pode resultar em um infarto. E se um rompimento acontecer no cérebro, poderá ocorrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

  • Osteoporose.

Uma quantidade aumentada de sódio no seu organismo poderá levar a perca de cálcio, que irá provocar o enfraquecimento dos ossos.

Soro Fisiológico

O soro fisiológico é uma solução composta por cloreto de sódio e água destilada, amplamente usada na medicina.

  • Hidratar e limpar o nariz em quadros de gripe e alergias.
  • Limpar ferimentos.
  • Higienizar lentes de contato.
  • Fazer nebulizações, sozinho ou associado a medicamentos.
  • Repor líquidos e eletrólitos em caso de desidratação, sendo administrado por via intravenosa.
Conclusão
Cloreto de Sódio

Cloreto de Sódio

Como podemos ver, o cloreto de sódio é um composto muito importante para manter o funcionamento do nosso organismo, mas devemos ter cuidado com o uso excessivo, através do sal em sua alimentação, poderá resultar consequências graves em sua saúde. Gostaria que você deixasse seu comentário abaixo se ficou com alguma dúvida sobre o assunto.

Aproveite também para acompanhar todas as nossas novidades nas redes sociais.

O Artigo de hoje foi: O Que é Cloreto de Sódio, Benefícios, Malefícios, Fontes. E tivemos uma discussão sobre outras informações e situações.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.