Chá Benefícios

Chás Para Artrite, Artrose e Dores em Geral.

Duas patologias que causam muitas dores: artrite e artrose. Elas costumam ser confundidas por conta de seus sinais e sintomas serem parecidos, mas possuem algumas diferenças. São condições que podem causar um grande incômodo que, por sua vez, pode ser amenizado por meio do uso de chás como o Chá Canela de Velho, Chá de Garra do Diabo, Chá de Unha de Gato e Chá de Sálvia e Alecrim.

A artrite é caracterizada por uma inflamação nas articulações e pode se desenvolver até em pessoas mais jovens, ainda que seja raro. Já a artrose é um acontecimento comum com o avançar da idade já que se trata do desgaste natural do osso com o passar dos anos.

Os sinais e sintomas podem incomodar bastante. As articulações das mãos, joelhos, região lombar, quadris e pescoço podem começar a doer por conta de alguma dessas patologias. Pode haver também rigidez articular, inchaço e maior sensibilidade na região. Por conta da dor, os portadores podem começar a mancar, prejudicando assim toda a estrutura do corpo.

Tratamento natural

cha-canela-de-velho-para-dor

cha canela de velho para dor

Além de ir ao médico, tomar as medicações prescritas e pelo tempo certo e fazer sessões de fisioterapia para controlar a artrite e a artrose, você pode fazer uso de chás. Eles promovem menos efeitos colaterais e são excelentes também para melhorar outras funções do corpo humano.

Vejamos agora 4 boas opções de chás para artrite e artrose e também dores em geral que podem se desenvolver!

1. Chá Canela de Velho

Já ouviu falar desse chá? O nome vem da forma popular como as pessoas chamam a planta Miconia albicans e pode ser encontrada em diversas partes do Brasil, mas não é muito popular nos centros urbanos. Porém, você pode encontrar as folhas desidratadas da planta em lojas de produtos naturais ou mesmo em barracas na feira.

miconia albicans artrose

miconia albicans artrose

Os benefícios desse chá estão diretamente relacionados com o tratamento da artrite e artrose por oferecer propriedades anti-inflamatórias. A bebida age de uma forma geral, ou seja, todas as articulações são beneficiadas pela planta.

Além disso, ela consegue oferecer outros benefícios como ser diurética, ajudar na redução de peso e reduzir a retenção de líquidos. Veja abaixo como fazer esse chá:

Ingredientes

Agora, basta colocar a água para ferver com a planta por cerca de 4 minutos. Depois disso, basta esperar esfriar um pouco para beber. O ideal é tomar 3 vezes ao dia, antes das principais refeições.

2. Chá de Unha de Gato

Também chamada de Herinha, a planta Unha de Gato é bastante popular aqui no Brasil. O grande destaque aqui são as propriedades anti-inflamatórias e os efeitos diuréticos que a planta promove. Também consegue melhorar o sistema imune e assim, o nosso corpo passa a ter melhores condições para combater os problemas das dores articulares.

Veja abaixo como fazer o Chá de Unha de Gato:

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 1 colher de sopa de folhas trituradas.

Coloque a água no fogo e deixe-a ferver. Apague a chama e adicione as folhas, deixando-as em infusão por 10 minutos. Depois, basta coar e beber.

3. Chá de Garra do Diabo

Aqui, as propriedades são encontradas na raiz dessa planta típica da África. A Garra do Diabo é bastante usada para aliviar as dores da artrite e artrose e também outros tipos de dores como dor nas costas ou mesmo dor de cabeça. Existem algumas contraindicações como os portadores de úlceras estomacais ou outros problemas do aparelho digestivo.

Veja abaixo como é simples preparar o Chá de Garra do Diabo:

Ingredientes:

  • ½ litro de água;
  • 1 colher de sopa da raiz de Garra do Diabo.

Após ferver a água, desligue o fogo e acrescente a raiz triturada. Mantenha em infusão por cerca de 10 minutos e, após, basta coar e beber. A indicação é de 3 xícaras de chá por dia durante 15 dias ou mais para obter os efeitos desejados.

4. Chá de Sálvia e Alecrim

A Sálvia é uma planta rica em diversos benefícios e vantagens para a nossa saúde. Ela possui propriedades anti-inflamatórias, e, além do chá, muitas pessoas colocam-na em cima da articulação dolorida. O Alecrim, além de oferecer excelentes propriedades que ajudam na digestão, ele consegue trazer alívio para o estresse — que também aumenta as dores articulares — e age contra o processo inflamatório.

cha-para-artrite-e-artrose

cha para artrite e artrose

Portanto, unir essas duas plantas em uma única bebida, será excelente para aliviar os sintomas e sinais da artrite e da artrose. Veja abaixo como prepará-la:

Ingredientes:

  • 6 folhas de sálvia;
  • 3 ramos de alecrim;
  • 300 ml de água.

O processo é basicamente o mesmo dos outros chás: ferver a água e, depois, adicionar as plantas, deixando-as em infusão por cerca de 5 a 7 minutos. Para conseguir os benefícios, o chá deve ser consumido 2 vezes ao dia.

Leia Mais:

Jatobá Benefícios, Para Que Serve, Emagrece ? Como Consumir.

Ipê Roxo Benefícios, Casca, Chá, Para Que Serve

Chá de Alecrim Para Que Serve, Benefícios, Propriedades

Chá de Sene Para Que Serve, Emagrece?Você Precisa Ver Isso !

Como Fazer Chá de Canela, Para Que Serve, Benefícios, Emagrece?

Gostou dessas dicas de chás para aliviar suas dores? Se você conhece mais alguma receita, compartilhe-a nos comentários e ajude outras pessoas!

Fonte: Portal Educação

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.