Chá de Hibisco Emagrece Mesmo? Benefícios, Como Preparar.

Confira todas as informações sobre o Chá de Hibisco, quais são seus benefícios para a saúde, como preparar a bebida, quais os usos das folhas do hibisco, confira:

Chá de Hibisco Para Que Serve

 

Essa bebida é responsável por ajudar no emagrecimento

Ele é feito a partir das folhas do Hibisco, ele tem uma cor bem avermelhada, e por causa dessa cor que ele tem diversos benefícios, o responsável por esse tom avermelhado são substâncias chamadas de antocianinas, que são substâncias antioxidantes responsáveis por neutralizar os radicais livres, é por isso que o hibisco ajuda a neutralizar os radicais livres, que em excesso trazem alguns males como:

 

Envelhecimento Precoce

  • Doenças Cardiovasculares
  • Patologias
  • Destruição de Membranas Lipídicas
  • Mutação no DNA

Os altos níveis de radicais livres estão associados á varias doenças, tais como:

  • Catarata
  • Diabetes
  • Asma
  • Cancro
  • Doenças Reumatológicas

A Origem do Hibisco

O Cálice do Botão da Flor de Hibisco Seco é utilizado para fins medicinais, e é retirada da flor Hibiscus Sabdariffa.

Chá de Hibisco Emagrece Mesmo

Ele ajuda, porque além de ser antioxidante, ele tem ação anti inflamatória, e todas as pessoas que estão em um processo de perca de peso é interessante estar consumindo alimentos que tem ação anti inflamatória.

Ele ajuda emagrecer pois contém um inibidor responsável por bloquear a produção de amilase, uma substância que transforma o amido em açúcar, quanto menos açúcar no sangue, melhor o ambiente fica favorável para a perca de gordura.

Consumir o hibisco após as refeições garante uma menor absorção de carboidratos o que contribui também para o emagrecimento e perca de peso.

Como o  Hibisco Ajuda A Perder Peso?

Ele ajuda a combater a retenção de líquidos o que está diretamente ligado ao ganho de peso.

 

 

Hibisco Bebida
Bebida feita por Hibisco
  • Vitamina B2(Riboflavina)
    • Responsável pela Saúde da Pele, Ossos e Cabelo.
  • Vitamina B1(Tiamina)
    • Que ajuda na captação de energia nas células o que auxilia o metabolismo do oxigênio e da glicose.

Além de ter diversas Substâncias Antioxidantes:

  • Flavonoides
    • Antocianinas
  • Queracetina
    • Ação Diurética e Anti inflamatória
  • Ácidos Orgânicos
    • Ácido Cítrico
    • Ácido Tartárico
    • Ácido Málico
      • São Ácidos com ação Antioxidante

Ajuda a Controlar o Colesterol e Pressão Arterial

Flavonoides que são encontrados no chá possuem um efeito intenso cardioprotetor e vasodilatador o que contribui para aumentar o colesterol bom HDL e diminuir o colesterol ruim LDL, além de diminuir o triglicerides, regular e manter estável a pressão arterial, além de seu efeito diurético que também contribui para a baixa da pessão.

Hibisco Bebida
Bebida feita por Hibisco

Evita Excesso de Gordura no Corpo

Isso porque o chá de hibisco ajuda a reduzir a Adipogênese que é o processo responsável pela produção das células de gordura, os adipócitos evitando assim o acumulo de gordura no corpo.

Dessa forma o Hibisco contribui diretamente para que a gordura não fique acumulada na região da barriga e quadris, ou seja o chá de hibisco emagrece.

Ação Diurética

Evita a retenção de líquidos que é causado por excesso de sódio no corpo e o responsável por essa ação é a Quercetina que ajuda eliminando os líquidos do corpo.

Como Preparar e Tomar

Ele é preparado á partir do botão seco da flor Hibiscus Sabdariffa, que é um tipo diferente de hibisco, não é o tipo mais comum encontrado em jardins.

O Jeito certo de preparar é simples:

Separe cerca de 300ml de água, coloque para ferver, quando estiver em processo de ebulição, desligue o fogo, coloque uma colher de chá de hibisco da flor seca, tampe e espere cerca de 5 minutos, após isso coar e tomar.

Não coloque a flor seca antes da água ferver, isso irá causar perca de nutrientes essenciais do hibisco.

Chá de Hibisco Gelado

Faça o processo acima, em seguida após coar, coloque na geladeira, tampe e beba mais tarde quando estiver gelado.

Qual a Quantidade Recomendada Por Dia

É Recomendada a sua utilização apenas após as duas principais refeições que são o almoço e a janta, não ultrapasse a quantidade recomendada.

Chá de Hibisco Com Cavalinha

O Preparo é muito simples, após a quantidade de aproximadamente 400ml de água ter fervido, desligar, em seguida adicionar uma colher de cavalinha e uma colher de hibisco, tampar e esperar cerca de 10 minutos, após isso coar e beber normalmente.

Chá de Hibisco Com Canela

Após o Hibisco pronto, adicionar canela em pó para potencializar o efeito termogênico e garantir mais queima de gordura.

Chá de Hibisco Com Limão

Recomendo tomar juntamente com o chá de hibisco gelado, adicionar a quantidade de limão desejada em seguida levar á geladeira, beber gelado, se preferir adicione algum adoçante.

Chá de Hibisco Faz mal ?

Não, seu uso não faz mal, á não ser por pessoas que sejam alérgicas ou ultrapassem os limites consumindo grandes quantidades do produto, tudo em excesso faz mal.

Onde Comprar 

Você encontra o extrato da flor de hibisco em quaisquer lojas de produtos naturais, a versão mais recomendada é a natural, tente evitar ele já pronto ou em pó, isso porque eles vem adoçados e o açúcar é um vilão para quem deseja perder peso.

Preço

Seu preço costuma ser muito barato, porém irá depender da região, aqui paguei R$ 7,00 em um saco com uma quantidade boa da flor seca do hibisco.

Efeitos Colaterais

Ele é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, isso porque ele tem ação mutagênica o que pode interferir no genes(DNA) do bebe.

Alguns efeitos colaterais podem ocorrer se ultrapassar a dosagem recomendada, os efeitos do consumo excessivo por conta da ação diurética é que o nosso corpo elimine muitos eletrólitos que são nutrientes essenciais para nosso corpo e eles são:

  • Cálcio
  • Potássio
  • Sódio
  • Magnésio

A ausência desses nutrientes causa a desidratação.

Conclusão

Aqui aprendemos que o Chá de Hibisco Emagrece mesmo, além de ser um excelente antioxidante ele ajuda no controle da pressão arterial, combate os radicais livres, tem ação anti inflamatória além de ser combater a retenção de líquidos.

Se você já sabia que o chá de hibisco emagrece e já tomou, deixe um comentário sobre o que achou de seus benefícios e efeitos, agradecemos a participação !

 

 

21 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *