Chá Benefícios Como Emagrecer

Chá de Carqueja Benefícios, Para Que Serve, Emagrece?

Conhecida como carqueja, a Baccharis trimera é uma erva que pode ser encontrada com o tamanho de até 2 metros de altura, com seus ramos trialados, hastes ramificadas e eretas, possui folhas nulas e também flores amareladas, suas propriedades medicinais são muito reconhecidas, inclusive tornou-se popularizada devido ao auxílio do chá de carqueja no emagrecimento.

planta carqueja

Erva Carqueja

A planta é muitas vezes considerada daninha, se reproduz facilmente em terrenos baldios e pastos, em locais úmidos e insolação direta sua reprodução é mais eficaz, é conhecida também por outros nomes como carqueja amarga ou carqueja amargosa. Nas regiões tropicais da América Latina seu cultivo é mais evidente.

As diversas partes da carqueja são utilizadas para fazer chás com propriedades muito ricas para a saúde humana. Ela contém os compostos alfa e beta-pineno, flavonas, lactonas sesquiterpênicas, saponinas, alcaloides, flavonóides, álcool sesquiterpênico, compostos fenólicos dentre outros que apresentam diversos benefícios, quando ingeridos.

Esta planta medicinal, é muito indicada no combate à gases, melhora a digestão e também na queima de gordura, mas como todo medicamento ela também possui alguns efeitos colaterais e contra indicações que falaremos mais à seguir.

Quer saber para que serve o chá de carqueja, quais os benefícios oferecidos por ele, modo de preparo, efeitos colaterais e sua real contribuição para o emagrecimento? Então continue sua leitura, pois neste artigo você vai saber tudo sobre o chá de carqueja.

Para Que Serve Chá de Carqueja

chá de carqueja para que serve

Chá de Carqueja

Algumas pessoas ainda não creem nos poderes medicinais e curativos de diversas plantas e chás, entretanto, a utilização destes tem se popularizado a cada dia mais para o tratamento de enfermidades e doenças.

O chá de carqueja é um dos exemplos dessas diversas funcionalidades que algumas ervas detém, este chá age controlando o apetite como se fosse um tônico estomacal, e combate a anemia causada pela perda de sangue.

Ele é também depurativo e diurético, muito indicado para pessoas em alguns casos de:

  • diarreia
  • fraqueza
  • febres,
  • prisão de ventre
  • gripes, doenças do fígado
  • bronquite
  • azia
  • doenças da bexiga
  • vermes intestinais
  • má circulação do sangue

Benefícios e Propriedades

benefícios da carqueja

Benefícios da Carqueja

A carqueja possui diversos compostos fenólicos, estes possui ação oxidante, o que significa que eles combatem aos radicais livres, que nada mais é que os que desencadeiam doenças de caráter degenerativo e levam ao envelhecimento.

Ela é rica em substâncias dotadas de propriedades laxantes e expectorantes, as saponinas. Outras substâncias como as flavonas, também estão presentes nesta planta, as flavonas ajudam a acelerar o metabolismo e consequentemente queimar gordura.

A carqueja apresenta também uma quantidade significativa de flavonoides, essas substâncias auxiliam na fixação da Vitamina C no organismo e contribuem com a ação de anti-inflamatória e antialérgica.

O chá de carqueja apresenta inúmeros benefícios à saúde, dentre eles, a melhora na digestão e circulação sanguínea. Por ser rica em diversas substância benéficas, os consumidores do chá de carqueja ainda podem desfrutar de benefícios como:

  1. Melhora a diabetes: Auxiliando na diminuição da absorção de açúcar oriundos da alimentação, a carqueja passa a ser uma auxiliadora no controle a diabetes.
  2. Reduz o colesterol: A carqueja ajuda evitar a absorção de colesterol devido a presença de saponinas.
  3. Combate à inflamações: Por conta das mesmas substâncias citadas acima, as saponinas, esta planta possuiu um efeito anti-inflamatório, fortalecendo também o sistema imune.
  4. Age nos problemas digestivos: Por sua composição ter substâncias que reduzem a secreção gástrica, ela previne úlceras e protege o estômago.
  5. Função desintoxicante: Conforme citado acima, a presença dos flavonoides em sua composição, protege o fígado contra diversas intoxicações.
  6. Efeito diurético: A carqueja ajuda eliminar o inchaço, pois por seu efeito diurético ela auxilia o corpo eliminar o excesso de líquido.
benefícios do chá de carqueja

Carqueja Emagrece?

O Uso do Chá de Carqueja Ajuda no Emagrecimento?

O que todos já estão cansados de saber, é que para emagrecer não existe fórmula mágica, uma alimentação balanceada aliada à prática regular de exercícios físicos são o conjunto perfeito para quem deseja perder alguns quilos, entretanto, há alguns remédios naturais, como é o exemplo da carqueja, que pode potencializar o efeito emagrecedor.

Isto porque o chá de carqueja ajuda na diminuição do apetite quando ingerido antes das refeições, mas ele deve ser tomado sem a adição de açúcar ou adoçante.

O chá desta planta possui substâncias capazes de auxiliar combatendo a prisão de ventre, contribuindo para a digestão. Ela também tem propriedades termogênicas, ou seja, age no organismo aumentando a temperatura corporal, acelerando o metabolismo.

Com o metabolismo acelerado, o corpo usa o tecido adiposo, que são as reservas de gordura corporal, para proporcionar energia ao organismo enquanto o trabalho está elevado e acelerado do organismo devido à ingestão do chá de carqueja.

É claro que este efeito emagrecedor deve vir acompanhado de hábitos alimentares saudáveis, pois como qualquer outro produto de emagrecimento, este também não faz milagre.

Se você já tem algum evento marcado, uma saída com os amigos, ingerir uma xícara de carqueja antes de sair de casa vai te ajudar a controlar melhor a quantidade de alimentos que você irá comer fora.

Como fazer o Chá de Carqueja (Receita)

Para você que quer desfrutar dos benefícios oferecidos pelo chá de carqueja, vamos passar uma receita, pra que você possa aprender e fazer aí em sua casa. A proporção correta é 20g de folhas picadas para um litro de água.

  • Passo 01 – Coloque 1 litro de água para ferver;
  • Passo 02 – Adicione à água já fervente 20g de folhas picadas (já com o fogo desligado)
  • Passo 03 – Deixe o chá esfriar e em seguida coe.

Algumas enfermidades exigem um preparo em proporções um pouco variadas,  como por exemplo para o controle da diabetes, a dosagem deve ser 1 colher de sopa de folhas para 1 litro de água e deve preparando o chá da mesma maneira.

Vale ressaltar da importância de controlar rigorosamente os níveis glicêmicos, pois as baixas significativas podem provocar a hipoglicemia.

Como Tomar 

como tomar chá de carqueja

Como Tomar

Este chá pode ser consumido de três à quatro vezes ao dia.

Para quem utilizará para diminuir o colesterol a dose recomendada é quatro vezes ao dia, uma xícara de chá.

O chá possui um sabor um pouco amargo, mas para quem quer emagrecer é aconselhado não acrescentar açúcares nem adoçantes.

Para diabéticos pode ser ingerido de uma à seis xícaras de chá por dia.

Contraindicações

O chá de carqueja não é recomendado para gestantes, já que estudos feitos em ratos comprovaram efeitos abortivos.

À pessoas com diabetes não controlada, pessoas que ingerem inibidores de proteínas e hipertensos em tratamento com a utilização de anti-hipertensivos, o chá de carqueja também é contraindicado, pelo fato de que pode haver a interação entre os fármacos e os componentes desta planta.

Efeitos Colaterais

Quando consumido normalmente, o chá da carqueja não exerce efeitos colaterais, mas como muitas plantas possuem a utilidade medicinal, muitas pessoas acabam consumindo em excesso.

A ingestão excessiva podem trazer efeitos indesejados ao organismo, a carqueja por exemplo, pode causar redução da imunidade e até diminuição da pressão arterial. A carqueja é considerada de toxidade moderada via parenteral e toxidade baixa via oral.

Conclusão

Que você já sabe de todos os benefícios e qualidades deste chá, que tal experimentar para auxilia-lo ainda mais em seu processo de emagrecimento, no controle à diabetes ou as tantas outras aplicações maravilhosas do chá de carqueja.

E para você que não gosta de chá, ou ainda que não se adaptar ao sabor amargo da planta, atualmente a carqueja pode ser encontrada em forma de cápsulas, então fica a dica para você não ter mais desculpas para se esquivar da carqueja.

É muito importante consultar um médico ou nutricionista caso você apresente algum sintoma após a ingestão.

Esperamos que tenha gostado das informações sobre  carqueja, e se você já tomou o chá de carqueja compartilhe suas experiências conosco e mostre esse artigo para um familiar, amigo ou conhecido, pois tenho certeza que será relevante para ele(a) também.

Nomes comuns da Carqueja:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.