Chá Benefícios

Chá de Boldo Benefícios, Para Que Serve, Propriedades.

O Que é Boldo

planta boldo

planta boldo

O boldo é considerado uma planta medicinal. Com nome científico Peumus boldus Molina, possui duas espécies, o boldo-do-chile e o boldo-da-terra. Quem nunca ouviu uma avó recomendar o chá de boldo para tratar algum problema e saúde?

O boldo-da-terra, também popular com o nome de boldo-de-jardim, possui galhos mais alongados e suas folhas com aspecto aveludado. Apesar de não ser tóxico, esse tipo do boldo pode trazer algum mal estar ao ser ingerido em excesso.

No Brasil, é muito comercializado o boldo-do-chile, sua versão nacional é tão quanto ou mais benéfica que a versão importada. O boldo brasileiro sofreu diversos estudos e atualmente sabe-se que o chá de boldo é eficaz no melhoramento de diversas funções no corpo.

Originado do Chile, esta planta é uma excelente aliada para o tratamento de diversos problemas de saúde, auxilia sobretudo, no bom funcionamento do estômago e fígado. Por este motivo é comum que pessoas com problemas de digestão e problemas no fígado adotem este chá em sua alimentação.

O chá de boldo  possui um aroma semelhante ao da hortelã, além das funções citadas acima, ele também é indicado para pessoas que procuram perder peso, isso porque contém lactona, e esta substância auxilia na digestão de gorduras. Sensação de mal-estar e dor de cabeça são outras coisas que podem ser melhoradas com a utilização do chá de boldo.

Muitas pessoas já ouviram falar do chá de boldo mas não sabem para que serve, quais seus benefícios e propriedades medicinais, quais são os efeitos colaterais e contraindicações, se você também tem essas dúvidas, continue sua leitura pois no post de hoje vamos responder à todas essas perguntas.

Chá de Boldo Para Que Serve

CHA DE BOLDO PARA QUE SERVE

Chá de Boldo Usos

Como já dissemos, o chá de boldo possui um caráter medicinal, pode ser considerado um remédio natural, serve para tratar problemas no fígado, má digestão, gota, obstipação, dor de cabeça, litíase biliar, suores frio e flatulência. Além dessas tantas propriedades, ele é um ótimo remédio caseiro para limpar o sangue.

O chá de boldo combate os gases intestinais e desta forma ajuda desinchar a barriga, deixando-a mais lisa.

Chá de Boldo Benefícios e Propriedades Medicinais

Para o funcionamento do fígado, o chá de boldo é uma bebida excelente, muito útil principalmente após um dia de excesso do consumo de álcool ou ainda pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos, pois a lactona, que é a substância presente no boldo, auxilia na digestão de gorduras ingeridas.

No corpo, ele ajuda a desinchar a barriga, combatendo os gases por ser um digestivo. Entre outros principais benefícios do chá de boldo podemos citar:

  • Auxílio na digestão e no funcionamento do aparelho digestivo;
  • Diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas;
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Alivio dos sintomas da intolerância alimentar;
  • Diminuição da azia;
  • Auxílio no tratamento de problemas na vesícula biliar;
  • Auxílio no tratamento de gastrite;
  • Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano;
  • Tem efeito calmante;
  • Diminuição dos gases;

Na fitoquímica do boldo há a presença de óleos voláteis, como o gaieno e fechona, também há os diterpenos, como o coleonol e forskloin, além também de flavonoides, aos quais pertence as principais características farmacológicas , que são: ativação da adenilato ciclase, hipotensiva, bronco-dilatadora, inotrópica positiva, inibição da agregação plaquetária (anti-metástase), antitumoral, antinociceptiva, cardiovascular e anti-inflamatória.

Como Preparar o Chá de Boldo (Receita)

cha de boldo beneficios

cha de boldo beneficios

São diversas as receitas e maneiras existentes para preparação do chá de boldo. Durante o programa Globo Repórter,  o especialista Amaury Jr, engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), passou a receita que diz ser a melhor forma de aproveitar todos os benefícios do chá. E é esta receita que trouxemos para vocês hoje, será necessário:

  • 20 gramas da folha de boldo, ou 1 colher de chá;
  • 1 litro de água

A receita, difere dos chás tradicionais que são feitos com água quente, pois este é feito com a água fria. O engenheiro agrônomo recomenda que as folhas sejas colocadas num pilão e em seguida maceradas com um pouco de água fria, até a obtenção do sumo da folha de boldo.

 

Após feito isso, é necessário coar e acrescentar o restante da água. Desta forma já está pronto para ser consumido.

 

Para combater aos problemas digestivos, é recomendado que seja consumido em pequenas porções durante o dia sem excessos.

 

Às pessoas que buscam os benefícios do chá de boldo para o emagrecimento, é aconselhável não acrescentar açúcar, nem mesmo adoçante, e consumir a bebida pouco antes de fazer exercícios físicos.

 

O chá de boldo pode ser adquirido em lojas de produtos naturais, ou ainda em farmácias de manipulação.

 

Efeitos Colaterais

 

O excesso na ingestão do chá de boldo é também prejudicial ao organismo, uma quantidade grande dessa bebida pode gerar alguns efeitos colaterais como vômito, diarreia, irritação renal e em casos mais graves pode provocar crises convulsivas.

Embora o chá de boldo tenha sua eficácia comprovada, é preciso ter muita cautela ao consumi-lo. Muitas pessoas acham que conhecem bem o boldo, entretanto existem muitas espécies semelhantes, mas que na verdade possuem algumas diferenças entre si, que podem fazer mal para o organismo ao ser consumida.

Mesmo sendo um remédio natural, o chá de boldo possui algumas restrições de uso, pois independente do tipo de medicamento, sendo ele natural ou não, há ainda a possibilidade de o organismo reagir de maneira negativa. Há contra indicações, por exemplo, que devem ser levadas à risca, mulheres em fase de amamentação, mulheres durante os nove meses da gravidez e crianças menores de seis anos não devem utilizar esse chá em sua alimentação.

Além dessa classe de pessoas, quem possui problemas no fígado, ou que possuem uma vesícula biliar obstrutiva, também não devem consumir o chá sem consultar um médico ou nutricionista.

Embora apresentado os benefícios para problemas de saúde, sua ingestão como forma de tratamento para problemas de saúde deve ser feita somente após uma avaliação médica.

Contraindicações

O chá de boldo, possui algumas contraindicações que devem ser seguidas a linha para não causarem efeitos colaterais, como citado acima. Algumas das contraindicações deste medicamento natural são:

  • Grávidas: por seu efeito abortivo, o chá de boldo pode causar hemorragias internas, devendo ser evitado por mulheres que estejam passando pelo período gestativo;
  • Para descer a menstruação: algumas mulheres utilizam o chá para este fim, o que na verdade é um erro, pois caso a mulher esteja gravida, corre o risco do aborto;
  • Crianças: As crianças menores de seis anos não devem fazer uso deste chá;
  • Pessoas que apresentam problemas renais;
Conclusão

Agora você já sabe que o chá de boldo traz benefícios inúmeros à saúde, age diretamente no estômago e estimulando as funções digestivas, aumentando a secreção biliar, favorecendo o funcionamento do fígado, facilitando ainda na digestão de gorduras.

Depurativo e colagogo, o boldo ajuda manter o organismo em equilíbrio, por isso é fundamental no tratamento de problemas hepáticos, litíse biliar, prisão de ventre, cistite e obstipação.

Se você possui algum problema de saúde, ressaltamos a importância de procurar um médico para orienta-lo quanto a necessidade ou não do chá de boldo como auxiliar no tratamento. Mas se você está em processo de emagrecimento ou cometeu exageros com comida e bebida no dia anterior, opte pelo chá de boldo como um aliado.  

Afinal, seu efeito diurético e desintoxicante natural, auxilia na eliminação de líquidos e toxinas acumuladas no organismo, pela estimulação das funções renais.

Espero que tenha gostado do post e caso você já tenha utilizado o chá de boldo ou conheça outros benefícios que não foram citados aqui, compartilhe sua experiência conosco.

[ratings]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. juan disse:

    gostei muito

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.