Benefícios dos Alimentos Chá Benefícios

Chá de Arruda Para Que Serve, Benefícios, Aborta?

Saiba todas as informações sobre o Chá da Planta de Arruda e seus benefícios para a saúde.

Chá de Arruda Para Que Serve

cha de arruda para que serve

Chá da Planta de Arruda

Apesar de ser muito popular no Brasil, muitas pessoas não sabem para que serve chá de Arruda e desconhecem os seus muitos benefícios e efeitos para a saúde.

A planta é facilmente encontrada em jardins de todo o mundo e também é chamada de Arruda fedida, Ruta de cheiro forte, Arruda dos jardins, Arruda domestica e dependendo da região o nome tem várias outras variações.

A medicina popular utiliza os benefícios da planta a milhares de anos. Na Grécia antiga seu uso era indicado para evitar o contagio de algumas doenças. Por outro lado povos africanos utilizavam a arruda acreditando que uma simples folha da planta espantaria maus espíritos.

Além dessas crenças, muitos outros relatos indicam seu uso para diferentes situações. Conheça para que serve chá de Arruda, seus benefícios e cuidados.

Chá de Arruda Características

A Arruda não se confunde entre outras plantas, pois seu aroma é muito particular e marcante. Cresce em média 1 metro de altura e suas folhas pequenas atingem no máximo 15 centímetros de comprimento. Suas flores apresentam coloração amarela e assim como as folhas são pequenas e nascem juntas uma das outras formando uma espécie de ramo.

O plantio da Arruda é bem simples e ocorre através de divisão da planta adulta ou com a utilização das sementes.

No caso da plantação com os galhos da planta adulta, basta enterrar uma parte do ramo em terra saudável e adubada e irriga-la diariamente. Se o plantio ocorrer com a utilização das sementes, é necessário planta-la a uma profundidade de cerca de 10 centrimeto de profundidade e regá-la diariamente.

Chá de Arruda Benefícios e Propriedades

planta de arruda

Planta de Arruda

O chá de Arruda possui muitos benefícios e os principais deles são os seguintes:

 

  • Ação antiespasmódica – O chá da planta ajuda a aliviar as dores causadas pelas cólicas menstruais e também proporciona alívio das dores musculares;
  • Ação antibacteriana – Atua na prevenção contra doenças causadas por bactérias;
  • Alivio dos sintomas do reumatismo – O chá auxilia no alivio das dores causadas pelo reumatismo amenizando os seus sintomas;
  • Tonico para o sistema digestivo – A arruda atua fortemente como uma espécie de tônico que causa alivio dos gases e cólicas estomacais;
  • Calmante natural – A planta possui a propriedade de calmante natural e proporciona melhoras na qualidade do sono além de atuar como relaxante;
  • Auxilia na normalização do ciclo menstrual – A arruda consegue estimular a menstruação e muitas mulheres a utilizam para normalizar ciclos atrasados;
  • Fonte natural de vitamina P – Essa vitamina esta presente na Arruda e auxilia no aumento da resistência dos vasos sanguíneos e contribui para que o organismo consiga absorver maiores quantidades de vitamina C.
  • Melhora a defesa do organismo – Por ser fonte de importantes vitaminas, proporciona fortalecimento do sistema imunológico;
  • Alivio quadros de ansiedade – A planta é fonte de substancias que agem contra os sintomas da ansiedade;
  • Ação analgésicaPossui ação antioxidante e propriedades analgésicas que proporcionam alivio das dores.

O uso do chá da Arruda é muito amplo e sua utilização sofre variações em diferentes culturas. Algumas pessoas acreditam que a Arruda tem poderes mágicos e a utiliza para rituais folclóricos e religiosos.

A planta também é cultivada com o intuito de espantar mal olhado, inveja e atuação de forças do mal. Existem muitas crenças de diferentes aspectos e histórias que atribuem à planta vários significados e conceitos.

As propriedades da Arruda quanto ao seu uso medicinal e de acordo com seus benefícios são muitos e entre eles podemos apontar sua atuação como calmante, adstringente, analgésico, antitetânico, antiasmático, antinevrálgica, antiespasmódico, antiinflamatório, anti-hemorragico, antiepilético, anti-histérica, aromático e muitos outros.

Receitas do Chá de Arruda

Existem várias receitas do chá de Arruda para diferentes fins. As mais utilizadas são preparadas da seguinte forma:

  1. Receita simples do chá de Arruda
  • Ingredientes: Ramos da Arruda e litro de água
  • Modo de preparo: Ferver os ramos de Arruda e após desligar o fogo, manter o chá abafado por cerca de 30 minutos. Após esse período é necessário coar e estará pronta para consumo. Não é indicado adoçar o chá.
  1. Chá de Arruda com adição de Canela em pó ou em pau
  • Ingredientes: 1 colher de sopa bem cheia de Arruda, 1 colher rasa de canela em pó ou em pau e 1 litro de água.
  • Modo de preparo: Ferver a Arruda e em seguida adicionar a canela. Desligar o fogo e manter abafado em infusão por cerca de 30 minutos. Necessário coar e beber ainda quente sem adoçar.
  1. Chá de Arruda com adição de Alecrim
  • 6 colheres bem cheias de folhas da Arruda
  • 3 colheres de Alecrim
  • 1 litro de água
  • Modo de preparo: Ferver os dois ingredientes e abafa-los antes de consumir. Devido o gosto amargo, a bebida pode ser adoçada com mel.

O chá da Arruda também pode ser utilizado para lavar os olhos nos casos de conjuntivite e para retirar remelas. Para esses casos o recomendado é que os olhos sejam lavados com algodão embebida no chá cerca de 3 vezes ao dia.

O Chá de Arruda Ajuda a Descer a Menstruação? Provoca Aborto?
cha de arruda aborta

Causa Aborto?

Nas sociedades primitivas, as plantas tinham muita importância na vida das pessoas. Na ausência dos remédios que conhecemos hoje, as plantas eram amplamente usadas para a cura de doenças e tratamentos diversos.

No caso da Arruda, a planta possui propriedades que causam contrações na parede uterina e consequentemente provoca o inicio da menstruação. Por esse mecanismo de ação a planta é considerada emenagoga. Emenagogas são substancias que possuem a capacidade de aumentar o fluxo menstrual.

Por certo o chá de Arruda ajuda a descer a menstruação, porem é necessário cuidado com sua administração no caso de suspeita de gravidez. A planta provoca aborto devido causar contrações e uma das conseqüências negativas pode ser um aborto mal sucedido e ma formações do feto.

Outro grande perigo da Arruda é ocasionado pela ingestão de grandes quantidades do chá de suas folhas, pois é possível causar intoxicação.

Contraindicações do Chá de Arruda

As contraindicações do chá de Arruda são voltadas para mulheres gravidas ou com suspeitas de gravidez e também para pessoas que tenham sensibilidade aos seus componentes.

Mulheres que estejam em meio aos dias da menstruação não devem consumir o chá de Arruda, pois é possível que ocorra aumento no fluxo de sangue. Também não deve ser utilizado por lactantes.

Cuidados e Efeitos Colaterais

O chá da Arruda deve ser consumido em quantidades pequenas para evitar os danos já mencionados. Os possíveis efeitos colaterais causados pela planta são os seguintes:

  • Hemorragias;
  • Fortes contrações uterinas;
  • Possibilidade de aborto ou má formação do feto;
  • Pode provocar dores epigástricas;
  • Aumenta as dores das cólicas menstruais;
  • Pode provocar ânsia de vomito, náuseas e convulsões;
  • Pode provocar contração das pupilas;
  • No caso de lactantes, pode contaminar o leite materno e prejudicar o bebe;
  • Pode causar intoxicação.

O chá da Arruda é consumido por pessoas do mundo todo e seus efeitos benéficos são apontados por várias sociedades. No entanto é necessário ter cuidado quanto às dosagens utilizadas, quanto à possível gravidez e demais orientações apontadas neste artigo.

Tomando todos esses cuidados, o chá de Arruda pode ser benéfico para diversos fins e deste modo contribuir para o bem estar e qualidade de vida ainda que seja enfeitando e promovendo o seu aroma inconfundível nos jardins.

Nomes Comuns da Planta de Arruda:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.