7 Alimentos Saudáveis que você provavelmente está consumindo errado

alimentos saudaveis

Brócolis, Tomate, Abobrinha, Pimenta

Consumir alimentos saudáveis é um hábito importante não apenas para manter a forma como também para melhorar a saúde.

Ao consumir certos alimentos, estamos aproveitando seus benefícios e nutrientes importantes para uma boa saúde e melhor qualidade de vida.

O problema é que pensando em aproveitar os benefícios dos alimentos, a maioria das pessoas consome errado!

Ao preparar os alimentos saudáveis de maneira incorreta, corre-se o risco de perder todos os nutrientes contidos nele e consequentemente os benefícios que ele nos traria.

Pensando nisso, esse artigo vai listar 7 alimentos super saudáveis que você deve comer regularmente, e o jeito certo de consumi-los.

Acredite: a maioria das pessoas consome esses alimentos de maneira errada! Será que é o seu caso? Vamos ver.

Tomate

Começamos com uma das principais escolhas quando se pensa em salada. O tomate é delicioso e não é segredo que seu consumo faz muito bem para a saúde.

E a maioria das pessoas costuma consumi-lo cru, e esse provavelmente é o seu caso. Mas acredite: essa não é uma boa ideia!

Pensando em absorver aproveitar os benefícios do tomate para a saúde, o ideal é comer o tomate em preparos quentes como molhos. Em processos em que o ingrediente passe por fervura, o licopeno (seu principal atrativo nutricional) aparece muito mais do que quando o tomate está cru.

Brócolis

O brócolis divide opiniões quanto ao sabor, mas não há como negar que é um ótimo alimento para se consumir regularmente.

Seja para consumi-lo em saladas ou outros preparos, o mais comum é cozinhar o brócolis. Isso está correto, apenas evite cozinhar na água quente. Use sempre o vapor, pois assim ele não perde seus nutrientes.

Ah, e saiba que a maior concentração de fibras está no talo do brócolis, e por esse motivo vale a pena consumir.

E fica a dica aí para os homens: por ter um efeito calmante que atinge diretamente o sistema nervoso, o consumo regular do brócolis vai ajudar a combater a ansiedade na hora do sexo, sendo um ótimo reforço para ajudar a combater a ejaculação precoce.

Cenoura

Especialmente em saladas, é comum ralar ou fatiar cenouras cruas. Mas o ideal é cozinhar a cenoura pois é assim que ela libera seu maior atrativo, o Betacaroteno. 

Ele é importante pois se converte em vitamina A dentro do organismo e garante benefícios como melhora na pele, visão, cabelos e unhas.

Linhaça

Para o pessoal fitness, a linhaça já é velha conhecida e presença garantida em muitas receitas.

E quem costuma consumir sabe que a linhaça possui uma casca bastante resistente e se for consumida assim, o organismo dificilmente consegue absorver seus nutrientes.

O ideal é consumir a linhaça triturada ou moída, garantindo a absorção especialmente dos ácidos graxos e ômega 3 e 6 contidos na linhaça.

Vale destacar que o consumo regular e correto da linhaça auxilia no combate a doenças cardiovasculares e no controle do colesterol.

Alho

O alho merece destaque entre os alimentos considerados saudáveis, pois é considerado um poderoso antibiótico natural. Isso é graças à alicina, um nutriente contido no alho com potencial antibacteriano e antiviral.

Mas a alicina se perde quando o alho é aquecido. Por esse motivo, o correto é consumir o alho cru.

Beterraba

Ela é rica em um antioxidante chamado betalaína. Esse nutriente é quem deixa a beterraba com sua cor característica e inclusive deixa a água vermelha quando cozida, ou seja, perdendo esse nutriente na água quente.

Dessa forma, o correto comer a beterraba crua crua. Uma boa dica é ralar e comer em uma salada.

Couve

A couve refogada é uma delícia, não é? É a maneira mais popular de se preparar a couve.

O problema é que nesse processo ela perde seus grandes atrativos, que são o cálcio, ferro, magnésio, fósforo e vitaminas contidas na verdura.

E são nutrientes importantes, que ajudam no combate a problemas digestivos, artrite, bronquite etc.

Assim como a maioria dos alimentos citados nesse artigo, o ideal é consumir a couve crua. Uma boa dica de consumo é em saladas e sucos.

Viu só?!

É importante sim manter uma boa alimentação e incluir alimentos saudáveis na sua dieta. Mas tão importante quanto consumí-los, e saber como prepará-los antes de consumí-los.

A ideia da alimentação saudável é absorver os nutrientes desses alimentos, que podem ajudar nosso organismo. Sendo assim, vale a pena prepará-los corretamente antes do consumo.

Deixe uma Resposta