Hanseníase O que é, Sintomas, Tratamento

O que é ?

Hanseníase nada mais é do que lepra, é uma doença altamente infecciosa que é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, foi descoberta por volta do séc XVIII, mais precisamente 1873 por um cientista chamado Hansen, por isso Hanseníase, em homenagem ao cientista que descobriu essa enfermidade, porém, é uma doença antiga, tendo relatos vindos de A.C na China, Índia, e Egito.

Quais são os sintomas?

Inicialmente manchas na pele, podendo também afetar os nervos periféricos(Composto por todos os nervos que estão fora do sistema nervoso central), podendo também atingir os olhos e por dentro do nariz, o sintoma mais comum é aparecer manchas de cor parda.

Tem cura?

Sim, existe cura, porém se não for tratada de forma adequada a situação pode ficar preocupante, em todo mundo o tratamento é oferecido de forma gratuita, e são feitas diversas campanhas para a erradicação da doença, normalmente países menos desenvolvidos são os que mais sofrem com a doença.

A doença se liga a condições precárias de higiene, e super população, o que é o caso da Índia e até o Brasil em algumas regiões, no ano de 2011 no Brasil, foram registrados mais de 30mil casos de Hanseníase.

Como é transmitido?

A sua transmissão ocorre através de contato íntimo, e contínuo com uma pessoa infectada, apesar de ser uma doença de pele, é transmitida pela saliva e não pelo contato de pele.

Ela afeta só a pele?

Não, essa doença pode afetar além da pele os olhos, nervos periféricos e outros órgãos, a partir do momento que penetra o organismo a bactéria começa a brigar com o sistema imunológico do paciente, podendo ficar lá escondida de 6 meses até 6 anos.

Tratamento

O tratamento é gratuito, oferecido pelo Sistema de Saúde Único no Brasil, o S.U.S, são utilizados Antibióticos  para tratar tais infecções, porém o tratamento é feito a longo prazo levando em torno de 6 meses a 1 ano.

Leia mais

Lepra no Wikipédia

Doenças causadas por bactérias e vírus

COMPARTILHE ! nosso trabalho e ajude seus amigos a terem uma melhor saúde !

Se tiver alguma dúvida, comente abaixo, ficarei feliz em lhe responder !

Saúde Para Vida !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *