Fenilalanina, faz mal? Como tomar, Colaterais

Saiba tudo sobre esse aminoácido essencial para o corpo a Fenilalanina.

O Que é Fenilalanina

É um aminoácido essencial para o corpo, e não é produzido pelo mesmo, deve vir diretamente da dieta, a escolha dos alimentos é essencial para que o consumo de Fenilalanina seja bom para o corpo, ela quando consumida em quantidade ideal, ajuda o corpo a produzir a adrenalina e tirosina de maneira saudável para o corpo saiba mais:

Onde encontro esse aminoácido?

Basicamente  é encontrado em quase todos os alimentos de origem vegetal ou animal, em quantidades certas, pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde, caso seja consumido em excesso, ela pode se tornar tóxica para o nosso corpo e causar danos graves.

Fenilalanina e a Doença

Existe uma doença hereditária chamada de Fenilcetonúria(PKU) que seria a intolerância, esse grupo de pessoas não pode ingerir esse aminoácido pois o seu corpo não consegue absorver, essas pessoas devem ter uma dieta muito restrita e entrar com recurso para que o SUS disponibilize os alimentos corretos se não os danos podem ser graves, afetando diretamente o SNC, movimentos, raciocínio, fala, tudo é afetado.

Leia Também  SHBG Alto, O Que é, Como Aumentar Confira !

Essa doença é diagnosticada em exames do pezinho.

Para pessoas normais, a Fenilalanina pode ser benéfica e é utilizada até para o emagrecimento pois ajuda a melhorar o humor, diminui a sensação de fome,  melhora a atenção e a disposição para aprender, pode ser suplementada e sua dose indicada é de 1 grama quando o assunto é emagrecimento.

Como acontece:

Os fenilcetonúricos não tem a enzima que digere a Fenilalanina e por isso sofrem de intolerância á mesma, isso porque ela se acumula no sangue e se transforma em um ácido pirúvico que se encontrado em excesso, atrapalha diretamente no desenvolvimento neurológico causando sérias lesões cerebrais.

Contraindicações

Em um modo geral não há contraindicações sobre a fenilalanina, desde que você não seja um intolerante a mesma e faça parte dos fenilcetonúricos, lembre-se caso for suplementar, não exagerar nas doses, como tudo em excesso faz mal, com a Fenilalanina não é diferente.

Leia Também  Condres Para Que Serve, Como Tomar, Bula, Confira.

Ela também serve contra algumas doenças tais como:

Depressão: Existem estudos que dizem que a Fenilalanina pode ser eficiente no tratamento de depressão do indivíduo isso porque ela ajuda na melhora do humor, e no bem estar, e isso pode ser crucial para uma pessoa com esse tipo de doença.

Mal de parkinson: A D-Fenilalanina pode ajudar a diminuir os efeitos do Mal de Parkinson.

Artrite: Ela também é usada para alguns tratamentos de artrite

Hoje em dia ainda é raro ver nas embalagens dos alimentos escrito se vem ou não fenilalanina e isso é terrivel para quem sofre da doença, pois deve se virar para comprar alimentos que não tem esse aminoácido, em alguns alimentos vem escrito como por exemplo na coca zero.

 

 

 

 

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *