Dor do lado esquerdo da barriga como resolver

Dor do lado esquerdo da barriga, saiba o que é

Esse tipo de dor pode ser muitas coisas diferentes, como nossa barriga tem muitos órgãos, diversos diagnósticos

Dor do lado esquerdo da barriga

Podem ser dados com base no local da dor como hérnia, alterações nos músculos abdominais, apendicite, diverculite, é um desafio para os médicos identificarem onde está o problema, alguns casos são simples de resolver, outros mais complexos tendo que ter auxilio da mais de um profissional da área e até de outras áreas.

Na maioria das vezes o problema é simples, podendo ser gases, algum vírus dentre outros, mas nesses casos, normalmente a dor é leve, se a dor for moderada ou alta, ou houver esses tipos de sintomas: Dor de média/alta intensidade, febre, vômitos, diarréia com presença de sangue, recomendo que você termine de ler o artigo, e caso se identifique com alguns dos sintomas, procure um médico especialista o mais rápido possível.

Vou abordar os casos mais comuns e detalhando como diferenciar os sintomas.

É estritamente proibido tentar se auto diagnosticar, existem profissionais que estudam anos prontos para te ajudar a resolver o seu problema, se você optar por esse caminho pode ter diversos problemas, ao tratar algo que você não tem você automaticamente piora o que você tem e abre novas portas para novos problemas, seja inteligente.

Dor do lado esquerdo da barriga o que pode ser

Podem ocorrer diversas causas para a dor na barriga, todos os nossos órgãos podem dar esse sinal caso haja algum problema ou algo de errado com eles, isso nada mais é que uma defesa do nosso organismo para nos apontar o que há de errado com nossa barriga.

 

Os órgãos presentes em nosso abdômen são: baço, estômago, rins, glândulas suprarenais, intestino delgado(duodeno, jejuno, íleo), fígado, vesícula bilar, vias bilares, pâncreas, cólon e apêndice.

Também devemos incluir os órgãos que ficam na parte da pelve, pois eles também podem causar dores na região abdominal.

Os órgãos presentes na região pélvica são: bexiga, próstata, reto, sigmoide(final do intestino grosso) nas mulheres tem a adição de: ovários, trompas e o útero.

Leia Também  Cicatricure Para Que Serve Melhora estrias? Você Precisa Ver Isso !

Algumas das causas mais comuns para a dor na barriga são:

Hérnia

Sintomas: Aumento de volume, um nódulo, na região da hérnia, sendo umbilical ou inguinal, sendo difícil a sua percepção em pessoas acima do peso, outra forma de identificar é quando pegar peso, sentir uma dor, isso pode ser sinal de uma hérnia, também é comum hérnia nos bebês, o jeito de identificar é bem simples, quando trocar as fraldas e o beber chorar, caso apareça uma bolinha na região inguinal, é o sinal da hérnia na criança, quando cresce na região umbilical, que é muito comum também nas crianças até os 4 anos de idade, essa hérnia costuma fechar com o tempo, caso isso não aconteça, um procedimento bem simples será feito.

 

Dor do lado esquerdo da barriga

Hernia umbilical

 

 

 

 

 

Já quanto a hérnia inguinal, a criança deverá ser operada.

Dor do lado esquerdo da barriga

Hérnia inguinal

 

 

 

 

 

 

 

A Anestesia para retirada da hérnia umbilical tem que ser geral?

Não, ela pode ser operada com anestesia local, até a hérnia inguinal pode ser feita com anestesia local, porém, nesse caso é mais comum se fazer a anestesia geral.

São cirurgias de simples execução, onde não costumam haver problemas com a aplicação de anestesia.

Gravidez

Os incômodos acontecem em todo o período da gestação, porém, são mais comuns no primeiro trimestre, os sintomas nessa fase são, enjoos, dores nas mamas, azia.

Como evitar os incômodos da gravidez?

Fazendo uma consulta pré-concepcional( antes de engravidar ) caso seja tudo planejado, estar com as vacinas em dia, estar no seu peso adequado, tudo isso influência, realizar um check-up e estar em dia com seus exames ginecológicos, e muito importante, estar condicionada, ou seja, praticar exercícios físicos, tudo isso vai quando você ficar gravida.

Infecção na bexiga

A famosa cistite, tem como alvo principal as mulheres, causa dor no umbigo quando urinamos, e também, pode haver um cheiro de sangue na urina, a indicação é que procure um urologista ou uma ginecologista para assim, ser prescrito os antibióticos certos para a infecção, assim evitando que ela se espalhe e cause problemas mais sérios.

Leia Também  Boro Suplemento Para Que Serve, Testosterona?Você Precisa Ver Isso !

Apendicite

Inflamação do apêndice, causa dor no umbigo, parecido com a dor de má digestão, essa dor é mais comum em volta do umbigo e depois passa para o lado direito, que piora quando você anda ou tosse.

Procurar o médico é a melhor solução nesse caso e em todos os outros

A dor abdominal que durar horas ou dias deve ser levada como séria, principalmente se for associada a vômitos febre ou prostração.

Causas comuns de dor no lado esquerdo

Vou colocar uma imagem para exemplificar

dor-lado-esquerdo-barriga

Regiões do Abdómen

 

 

 

 

 

 

 

Por exemplo, no superior esquerdo as dores comuns são de origem muscular do estômago, pode acontecer de ser o baço, que fica localizado em baixo das costelas no lado esquerdo do abdômen.

Também pode ser a dor epigástrica, infarto também pode causar dor nesse lado, fique atento, não deixe de visitar seu médico.

Na região do centro, e inferior, os problemas intestinais são a causa primordial, diverculite, e gastroenterites são as principais causas.

Nas mulheres pode também ser problemas nos ovários.

Causas principais

Gastrite e úlcera péptica

A Helicobacteria pylori é muito comum em países menos desenvolvidos, por questões de higiene, pode ser transmitida por alimentos ou terra.

Essa bactéria pode ficar alojada no revestimento do estômago por anos, até que surgem alguns sintomas ou doenças.

Pedras nos Rins

O Famosos calculo renal, costuma causar uma dor intensa na região lombar,  e frequentemente passa para o abdômen.

Dizem que a dor é mais forte que a dor de parto, essa dor normalmente é causada porque as pedras obstruem as vias urinárias, isso acontece decorrente da má alimentação,  mau funcionamento do sistema urinário, e também, quem bebe pouca água produz urina mais concentrada, o que facilita a criação dos cristais que  vão formar essas pedras.

Beba água sempre, em grande quantidade e sempre vá ao seu urologista, para prevenir problemas futuros.

Diverculite

A causa mais comum para dores do lado esquerdo do abdômen, é a diverticulite, que causa uma dor crônica e ocorre quando pequenas bolsas existentes no cólon estão infectadas, sendo mais comum acontecer em mulheres da meia idade, e ainda mais comum, após a 3 idade.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *