Tudo o que você precisa saber sobre dieta dukan

Como fazer a Dieta Dukan e Emagrecer

Aqui você vai aprender tudo o que precisa sobre a Dieta Dukan e como perder barriga utilizando desse método, conheço várias pessoas que emagreceram seguindo essas dicas, seja você mais um !

Basicamente esse artigo é um resumo do livro, porém contém todo o conhecimento que você precisa para fazer a dieta e obter o emagrecimento que deseja.

 

 

Direto da frança, conhecida como dieta francesa das proteínas, a Dieta Dukan tem 4 estágios como visto na imagem acima, Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização que é muito importante para manter os resultados.

Ataque

O Ataque, é a primeira fase da Dieta dukan, ela pode durar de 1 a 10 dias, tudo depende de quantos kg você deseja perder, da sua idade, da sua motivação e como você se sente ao ingerir apenas proteínas.

Essa é a fase mais radical, onde tem mais limitações, qualquer alimento que eu não deixar claro aqui em baixo, não se encaixa na dieta.

Você precisa ter persistência, os resultados valem a pena.

Os Alimentos que você deve ingerir nesse período são:

Carnes magras(Patinho, Filé Mignon, Maminha, Largato, Coxão mole e Coxão duro);

Frango(Sem Pele) Ideal é que seja o peito de frango;

Peixes(Todos são liberados, desde que não tenha muito óleo.);

Frutos do mar(Todos Liberados);

Ovos inteiros;

Laticínios que não contenham açúcar.

Modo de preparo:

Evitar usar manteigas, excesso de óleo, margarina, inclusive o azeite, a minha dica é, use frigideiras antiaderente, ou uma panela de cerâmica, caso não seja possível, utilize apenas uma gota de óleo, use papel toalha para espalhar bem e tirar o excesso, isso não irá te prejudicar, lembrando na escolha dos alimentos eles devem ter o máximo de proteína possível e o menor percentual de gordura.

Quando for temperar os peixes, evite óleos, opte por limão, um pouco de shoyu, algumas ervas.

Ovos, a dica é cozinhar, caso for fritar usar o mínimo de óleo possível, evitar gemada ou ovo crú pelo risco de salmonela, ovos são liberados, mas cuidado com os excessos.

Evitar  ingerir carboidratos nessa fase da dieta.

Nessa fase é obrigatório a ingestão de água, o recomendado é de 2 a 3 litros por dia, evite as águas que são vendidas e contém muito sódio.

 

beneficios-da-agua

Água

Veja aqui os Benefícios da Água para Saúde e Emagrecer

Cafés, Chás podem ser utilizados desde que não contenha açúcar.

Veja aqui os Benefícios do Café para Saúde e Perder Peso

Veja aqui os Benefícios do Chá-verde para Saúde e Emagrecer

Também está liberado temperos em geral, vinagre, canela, salsinha, cebolinha, limão, mostarda(desde seja uma mostarda com pouquíssimo açúcar.)

Veja aqui os Benefícios da Canela para Perder Barriga

Catchup está proibido.

Importante: nessa fase você deve ingerir diariamente 1 colher e meia de sopa de farelo de aveia, você pode misturar com queijo cottage, pode misturar com iogurte light(olhar composição, não pode ter carboidratos). É indispensável a ingestão do farelo de aveia nessa fase.

Aveia

Aveia

Veja aqui os Benefícios da Aveia Para a Saúde e Emagrecer

Bônus: Receita de panqueca com ovo, farelo de aveia, ou iogurte ou queijo cottage.

1 Colher e meia de Queijo Cottage

1 Colher e meia de Frelo de Aveia

1 Ovo Inteiro

Preparo:

É bem simples, quebre o ovo e despeje em uma vasilha qualquer, coloque a frigideira para esquentar, bata o ovo até ficar bem homogêneo, em seguida coloque 1 colher e meia de farelo de aveia e uma colher e meia de queijo cottage, bata até misturar tudo, volte até a frigideira, despeje uma gota de óleo e em seguida passe papel toalha para misturar e tirar o excesso, misture mais um pouco, quando a frigideira estiver quente, despeje a mistura aos poucos de forma que faça pequenas panquecas, com essa quantidade, faça quantas panquecas quiser ou uma panqueca inteira, essa receita é muito interessante pois já te ajuda na questão do farelo de aveia, que vai ser indispensável ao decorrer da dieta, não se esqueça de ir virando as panquecas até ficarem douradas, aqui é o ponto, retire-as espere esfriar um pouco e comece a comer.

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Dica:coma pela manhã, junto com um café sem açúcar, pode colocar adoçante desde que não exagere.

A fase de ataque é a mais limitada, mas você pode comer quando quiser o quanto quiser, desde que mantenha o bom senso, lembrando que é uma fase bem rápida, de até 10 dias, então não desanime, siga firme o resultado vai valer muito a pena.

Nessa fase, sentiu fome, COMA!

Beba sempre muita Água, é MUITO importante.

Dica: Caso você queira perder em torno de 5 a 10 kg, o ideal é que fique nessa dieta cerca de 5 á 7 dias, 10 dias são casos extremos e eu recomendo que você procure um médico para te auxiliar se você deseja perder muito mais peso.

Moderação sempre, busque um nutricionista ou um médico especializado para te ajudar se o seu objetivo for muito radical. Se Cuide !

Na fase de ATAQUE, assim como se hidratar muito e ingerir o farelo de Aveia, é extremamente necessário que você caminhe 20 minutos pela manhã, nesse período você ficará mais fraco então não exagere, evite exercícios muito intensos.

Cruzeiro

Aqui você você vai alternar entre comer só proteínas e comer proteínas e certos vegetais, exemplo, proteínas em um dia, proteínas e vegetais no outro.

A duração média dessa fase é para 5 dias para cada kg que você deseja perder

Nessa fase a média feita através de pessoas que seguiram a dieta foi de 10kg a cada 2 meses.

Em alguns casos, o corpo irá resistir, ter uma reação diferente com essa dieta, eu recomendo que você sinta o que é melhor pra você ou seja você pode tentar 1 dia de proteína e 1 dia de proteína e vegetais ou 5 dias de proteína e 5 dias de vegetais, veja com qual deles você se adapta melhor, o 1/1 é o mais simples e mais fácil de seguir.

Aqui é liberado folhas verdes em geral, pode quase todos os vegetais, desde que moderado, opte pela diversidade e não quantidade, controle mais cenoura e beterraba pois tem uma quantidade maior de açúcar.

Cuidado é proibido:

Batata, Abacate, Milho, Grãos,, Nenhum tipo de arroz, Quinoa

Tudo isso é temporário, lembre-se que vai valer a pena no final.

Cuidado ao temperar saladas, verifique a tabela nutricional dos molhos que você irá usar e adeque á dieta.

A dica é que faça seus próprios temperos.

Bem simples 1 dia proteínas 1 dia proteínas e vegetais.

Quantidade: Conforme sentir vontade, desde que use bom senso.

Obs: Na fase de ATAQUE é normal você perder muito peso e rápido porque existe um efeito diurético, ou seja, uma boa quantidade é água, entrando na segunda fase que é a CRUZEIRO o seu corpo volta a se reidratar então, é normal você se manter no seu peso alguns dias ou ir perdendo pouco, isso é normal, você continua queimando gordura, mas nesse meio tempo, o estoque de água do seu corpo vai se completando, não se iluda com a balança.

Continue pois os resultados valerão a pena.

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Caso você se descontrole e pise na jaca

Você tem 2 opções:

Ou você volta pro primeiro dia da fase de ATAQUE

Ou você aceita que está difícil seguir na fase de CRUZEIRO, caso esteja feliz com os seus resultados aqui, você pode passar para a próxima fase que é a consolidação, bem mais simples, com menos restrições.

Jamais abandone tudo aqui, seja forte passe para a próxima fase ou aceite que você chegou até aqui e precisa descansar, pule para a próxima fase.

Importante, aqui são 2 colheres de aveia na 2º fase

Exercícios, a caminhada é 30 minutos TODO dia, e se perceber que o peso continua o mesmo, suba para 1 Hora.

Metade das pessoas chega nesse ponto, acha que está bom, volta a comer besteiras e perde os seus resultados, não seja você o próximo, pule para a consolidação caso esteja feliz com os seus resultados de emagrecimento.

Consolidação

parabéms

Parabéns pra você que chegou aqui, chegou no seu peso desejável, a parte mais difícil já passou ! porém não podemos vacilar aqui, aqui é fase mais propensa á volta do peso que perdemos, temos que tomar cuidado, aqui você sentirá muita fome, e o seu metabolismo vai desacelerar um pouco, tudo o que você comer o seu corpo vai absorver 100% por isso é ideal que não exagere nessa fase de consolidação, vai durar cerca de 10 dias para cada dia perdido para neutralizarmos o efeito sanfona.

Erros:

Perder mais do que precisa achando que irá engordar um pouco a mais.

Não faça isso, isso pode prejudicar a sua ESTABILIZAÇÃO !

Essa fase o nosso objetivo não é perder peso e sim manter, usar estratégias para manter os nossos resultados.

Aqui todo dia você pode comer proteínas e vegetais a vontade todo dia, seguindo o bom senso.

Aqui podemos adicionar uma porção de frutas por dia exceto banana, cereja, caju, e até nozes.

O ideal é adicionar maça, morangos, melão, melancia, kiwi.

Aqui podemos adicionar duas fatias de pão integral e uma fatia de queijo, o pão deve ser INTEGRAL, o pão que vende no mercado e está escrito integral na embalagem não é, o ideal é que você faça o seu ou vá numa loja especializada.

Queijo 40 gramas no máximo por dia, queijo branco.

Nessa fase, duas vezes por semana você pode ingerir uma porção a cada dia, massa integral ou polenta ou grão de bico ou feijão.

Nessa fase você pode comer outros tipos de carne como cordeiro, porco assado.

UM dia da semana deve ser apenas de proteína, igual na época de ataque.

Não esquecer das 2 colheres de farelo de Aveia.

Exercícios, continuar com os 30min diários de caminhada.

Estabilização

Parabéns, você chegou até aqui, aqui é uma fase para comemorarmos.

1º Você continuará a dieta aqui normalmente.

2º Você terá que manter os exercícios diariamente.

Tudo isso para que você mantenha os seus resultados, você poderá fazer 2 refeições na semana com alimentos que gosta, por exemplo pizza, ou sorvete, desde que use o bom senso !!!

Se você seguir a base da dieta, fizer o dia limpo só de proteínas, continuar com os exercícios regularmente, você manterá os seus resultados ! podendo comer as coisas que gosta com moderação.

 

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